O alinhamento e o balanceamento de caminhão são dois cuidados essenciais para a segurança do veículo, assim como do caminhoneiro e para manter a estabilidade durante a condução.
Apesar disso, muitos caminhoneiros não realizam esses processos em seus veículos com a frequência adequada. Seja porque não compreendem sua importância ou simplesmente porque não sabem ao certo quando fazer o alinhamento e balanceamento do caminhão.
Se esse é o seu caso, acompanhe conosco essa leitura e veja agora qual o melhor momento de alinhar e balancear os pneus do seu caminhão.
O alinhamento e balanceamento de caminhão contribuem diretamente com dois fatores, performance do veículo e segurança do motorista.
Conforme você viaja, por conta das estradas, a tendência é que pneus e suspensões se desgastem. Consequentemente, isso acaba desalinhando a direção e tornando a condução do veículo mais instável e desconfortável para o caminhoneiro.
Além disso, como a sobrecarga não está distribuída corretamente, o motor acaba se esforçando mais. O que por sua vez pode levar o caminhão a consumir mais combustível. Algo nada interessante, sobretudo considerando a alta constante no preço do diesel.
Sem falar que um caminhão desalinhado ou desbalanceado também pode ser mais difícil de controlar em situações de emergência, como durante uma frenagem brusca ou uma manobra evasiva.
Logo, o alinhamento e balanceamento de caminhão são essenciais para garantir que o seu caminhão rode com segurança e evite o desgaste excessivo de suas peças.
A periodicidade do alinhamento e balanceamento de caminhão depende muito da sua rotina de caminhoneiro. Quanto mais você “rodar”, mais frequentes esse tipo de manutenção será.
De modo geral recomenda-se que essa manutenção seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados.
No entanto, se o seu caminhão começar a trepidar o volante, ou você até mesmo sentir a direção puxando, já são sinais de que está na hora de passar no mecânico.
Importante considerar, também, o tipo de estrada que você enfrenta diariamente. Infelizmente, a maioria dos caminhoneiros precisa enfrentar estradas esburacadas e mal conservadas. Consequentemente, você vai precisar aumentar a quantidade de revisões do gênero.
O alinhamento de caminhão é feito por etapas. Assim é possível avaliar o que precisa de correção em cada veículo. Veja abaixo quais são elas e o que é feito em cada etapa:
Nessa etapa o principal quesito avaliado é nível de vibração vertical da roda. Por meio desse tipo de teste é possível verificar se serão necessários pesos para garantir o equilíbrio do veículo.
Essa etapa é feita após o balanceamento estático. Isso porque as rodas devem apresentar alinhamento correto para que sua conclusão seja possível.
Aqui o objetivo é verificar se o peso deverá estar no lado externo ou interno.
Na próxima etapa deve-se avaliar a calibragem dos pneus, bem como o quanto eles estão desgastados. Isso é feito tanto na carreta, quanto no cavalo mecânico.
Essa avaliação é importante para evitar uma série de problemas, tais como: dificuldade ao dirigir, perda de tração, perda de estabilidade, desgaste superior de outros componentes.
Depois de todas essas etapas, é necessário verificar se há necessidade de troca de alguma peça. Se for necessário, o ideal é sempre optar por itens originais.
Uma revisão das peças é sempre bem-vinda, pois muitas vezes o caminheiro nem está ciente que existe a necessidade de troca.
Agora que você já sabe a importância desse tipo de manutenção no seu veículo, não deixe de fazer o alinhamento e balanceamento de caminhão periodicamente. Assim, além de aumentar a vida útil do seu veículo, você também irá proporcionar mais segurança para sua rotina de trabalho.
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444