Fazer manutenção periódica e o alinhamento do caminhão é um cuidado que todo caminhoneiro ou gestor de frota precisa ter. Afinal essas revisões muitas vezes ajudam a prevenir acidentes e até mesmo influenciam na produtividade e eficiência do caminhão.
No entanto, há quem ainda negligencie essa prática pelo simples fato de desconhecer a importância que alinhar corretamente o caminhão possui para o seu desempenho. Sabendo disso, preparamos esse artigo completo com tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Acompanhe a leitura até o final e saiba mais sobre o que é alinhamento do caminhão, os principais tipos e as vantagens desse serviço para o desempenho do veículo na estrada. Confira!
O caminhão é feito para andar sobre rodas em perfeito alinhamento. Ou seja, a suspensão, o eixo, os rolamentos e outras peças que são conectadas as rodas e só funcionam bem se rodas e pneus estiverem alinhados.
Do contrário, o pneu se direciona em sentido diferente tocando a pista com parte da banda de rodagem. Desse modo, a falta de alinhamento acaba forçando o caminhão para uma só direção, o impedindo de se manter em linha reta.
Além do problema de direcionamento, problemas de alinhamento do caminhão também podem causar prejuízos nas peças por esforço ou então encaixe errado. O que, por sua vez, aumenta bastante o gasto do combustível.
Por conta dessas e outras consequência é importante realizar manutenção que avalie o alinhamento do caminhão.
De modo geral, existem três angulações de desalinhamento que podem ocorrer no caminhão. A primeira é o desalinhamento por divergência/convergência.
Este tipo é o mais comum e causa desgaste nos pneus, bem como sobrecarrega o motor. Veículos com este problema de alinhamento sofrem uma inclinação horizontal nas rodas, ou seja, na convergência as rodas traseiras se voltam para fora enquanto as dianteiras para dentro e na divergência ocorre o contrário puxando o veículo para determinado lado.
O segundo tipo é o desalinhamento de câmber (ou cambagem), que acontece quando a roda se inclina verticalmente. Se for cambagem positiva a parte superior da roda fica para fora e a inferior para dentro. Enquanto isso, na cambagem negativa ocorre o contrário.
Por fim, o terceiro tipo é o desalinhamento por cáster. O cáster corresponde a inclinação do pino mestre no que se refere ao ponto fixo na parte central da roda.
Manter o ângulo do caster em posição positiva (inclinado para trás da roda) é essencial para a estabilidade na direção do veículo. Agora, se ele estiver inclinado para frente da roda, isso quer dizer que o cáster está em posição negativa, afetando a estabilidade do veículo.
Como pode perceber, existem vários problemas de alinhamento que podem afetar mecânica do seu caminhão.
Então, a melhor maneira de evita-los é levar o caminhão para oficina e fazer uma manutenção e o alinhamento do veículo.
Além de manter o veículo em boas condições de funcionamento, o alinhamento do caminhão também proporciona outras vantagens, como:
Portanto, agora que já sabe da importância que é manter o alinhamento do caminhão, não se descuide. Mantenha as manutenções preventivas, assim como o alinhamento do veículo em dias. Desse modo tanto o veículo ganha em desempenho, quanto você em conforto, economia e segurança!
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444