No Brasil, é comum que os consumidores se sintam inseguros e desconfiados devido a algumas práticas desonestas que podem ocorrer em postos de gasolina, oficinas, concessionárias… Por isso, é importante estarmos sempre atentos para evitar levar gato por lebre!
Neste texto, vamos ajudar você a identificar se uma manutenção realmente é necessária ou se é apenas um truque para tirar um dinheirinho do bolso do cliente. Vamos ver quais peças precisam de manutenção regular e quais devem ser trocadas após um certo tempo.
É correto o mecânico sugerir a troca do óleo mesmo que o veículo tenha rodado pouco em um ano?
O prazo para a troca do óleo é de 12 meses ou 10 mil km, ou o que vencer primeiro. E a metade (6 meses ou 5 mil km) se o veículo roda em “condições severas”.
Então, é fato: tem que ser trocado depois de um ano, não importa a quilometragem. E não pode esquecer de trocar o filtro também.
É a peça que você deverá trocar de acordo com o manual. E da mesma foram, deve-se dobrar a frequência recomendada se o seu veículo roda em condições mais severas. Se for uma correia dentada banhada à óleo então, o óleo tem que ser exatamente da marca prescrita pelo fabricante para não danificar a correia, ou ela poderá arrebentar muito antes do previsto…
As pastilhas de freio são trocadas de acordo com o exame visual. Ou, em alguns veículos mais sofisticados, quando se acende sua luz de alerta no painel. Mas, a oficina pode eventualmente argumentar que, além das pastilhas, ela vai trocar também os discos. Será que é picaretagem?
Nem sempre. Em alguns casos é necessário mesmo fazer a troca dos discos de freio, sendo possível retificá-los em vez de substitui-los. Porém, se já foram retificados numa troca anterior, pode ser que tenham atingido a espessura mínima e, neste caso, só a troca mesmo para resolver e você seguir seguro. Com freios não se brinca!
Todos os fluidos, sendo o de arrefecimento, dos freios e da caixa de marchas, devem sempre ser trocados de acordo com a frequência indicada no manual. É necessário ficar sempre de olho.
As velas e os devem ser trocados em geral entre 40 e 60 mil km rodados. Isso pode variar de veículo para veículo. Para saber melhor, consulte o manual do seu veículo.
Antes de seguir a recomendação de trocar peças a cada 40 ou 50 mil km, é importante verificar a cada 10 mil km, embora algumas peças possam durar mais de 100 mil km. Tudo depende das condições de uso do veículo: tipo de estrada (terra ou asfalto), tipo de rua (buracos, lombadas, paralelepípedos), peso carregado, velocidade, cuidados do motorista, etc. Portanto, fique atento!
A famosa “limpeza de bicos” durante a revisão regular geralmente é desnecessária! A indicação é que seja feita se o motor estiver apresentando problemas como falhas, engasgos, estouros, consumo elevado de combustível ou baixo desempenho. Mesmo assim, nem sempre os bicos são os culpados; o problema pode estar nas velas, por exemplo.
Além do filtro de óleo do motor, há vários outros filtros no veículo: de combustível, de ar e de cabine (ar condicionado). Todos devem ser substituídos conforme o prazo recomendado pelo fabricante, para evitar danos ao motor, custos adicionais ou até problemas de saúde.
Essa peça, localizada no escapamento, serve para eliminar os gases nocivos ao meio ambiente. Originalmente projetada para durar 80 mil km, a nova legislação exige que tenha uma durabilidade de 160 mil km. No entanto, problemas no motor podem causar deterioração prematura. Portanto, fique atento! Desconfie de sugestões para substituí-la sem motivo, especialmente se não vierem de um mecânico de confiança, pois ela contém metais nobres de alto valor no mercado.
Esperamos que tenha gostado dessas dicas!
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