Segurança para o motorista: A importância do EPI para o motorista de caminhão

O uso do EPI para motorista de caminhão muitas vezes é negligenciado por quem atua na área. Inclusive, segundo pesquisa do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de mortalidade por acidentes no trabalho, dentro do G20.

Os Equipamentos de Proteção Individual ajudam a garantir a segurança no dia a dia do caminhoneiro. E também a evitar problemas futuros em decorrência das diversas funções dessa profissão. Esses itens são para o caminhoneiro o que a manutenção preventiva é para o caminhão.

Por isso, nesse post vamos explicar mais a fundo sobre como o EPI para motorista de caminhão não pode faltar na sua rotina profissional.

3 motivos para não dispensar o uso de EPI

Basicamente, existem vários motivos para um caminhoneiro não dispensar o uso de EPI em sua rotina nas estradas. Entre principais, estão:

  • Evita o contato direto com a carga e com agentes que possam ser prejudiciais para a saúde;
  • Ajudam na sinalização do caminhoneiro, principalmente em momentos que ele precisa estar em vias, pistas e estacionamentos;
  • Evita o desgaste excessivo, aumentando assim a produtividade.

EPI para motorista de caminhão: quais os principais?

Quando falamos de EPI para motorista de caminhão, a lista pode ser bem extensa. Mas, dentre os principais e mais comuns estão:

  • Luvas: o modelo deve ser adequado as atividades desempenhadas;
  • Protetor auricular: por conta dos ruídos tanto na estrada, como para lidar com os sistemas do caminhão;
  • Capacete: Na carga ou descarga;
  • Óculos de proteção: Evitam que resíduos e substâncias atinjam os olhos.
  • Colete refletivo: Para permitir que o trabalhador possa ser visto a longas distâncias;
  • Bota de segurança: Para ajudar a evitar lesões e perfurações.

Cargas diferentes podem exigir EPIs específicos

Dependendo do tipo de carga transportada, o EPI para motorista de caminhão pode mudar. Por exemplo, no caso de cargas que possam gerar pó ou gases, a máscara semifacial é uma exigência.

Já no caso de substâncias que não podem entrar em contato com a pele, muitas vezes o macacão refletivo pode ser exigido.

Por isso, antes de aceitar uma carga em específico, sempre verifique a lista de EPI para motorista de caminhão, e solicite para a empresa caso falte algum item. E caso você atue de forma autônoma, o ideal é sempre já ter armazenado os equipamentos que você utiliza normalmente em suas rotas.

A falta de EPI pode gerar multa?

Sim, muitos profissionais da área não sabem, mas a falta do EPI para motorista de caminhão pode gerar multa. No caso dos caminhoneiros que atual sob o regime CLT, essa falha pode causar até demissão.

De acordo com o artigo 482 da CLT, a falta de equipamento de proteção adequado na rotina de trabalho pode resultar em multa para empresa, bem como embargo e até mesmo interdição.

Além disso, a empresa também pode dar a demissão por justa causa, se por ventura o motorista não utilizar esses itens. Por isso essa é uma das exigências que as empresas sempre cobram de seus contratados.

O EPI para motorista de caminhão é um item indispensável, tanto para garantir a sua segurança, como para promover uma rotina de trabalho mais produtiva. Então, não deixe de manter os seus equipamentos sempre a disposição no veículo, e em boas condições.

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?