A saúde do caminhoneiro deve um dos maiores focos na rotina de quem vive nas estradas. Afinal, passar a maior parte do tempo dentro de um caminhão exige esforços diários do corpo e da mente. O que, por sua vez, é algo que necessita de atenção e cuidados específicos.
Entenda que nem só de manutenção e mecânica se vive um caminhoneiro. Quando falamos em segurança nas estradas também falamos na saúde e bem-estar de quem conduz o veículo.
Por isso, ter atenção redobrada nesse sentido faz toda a diferença para um trabalho seguro e com mais qualidade.
Sabendo disso, nesse artigo separamos algumas dicas para melhorar a saúde do caminhoneiro como um todo diante de sua rotina corrida e cheia de percalços. Confira!
Estar atrás do volante por horas gera tensão muscular. E essa tensão pode se transformar em dores impactando na saúde do caminhoneiro, principalmente da coluna.
Por isso, procure estar em uma postura confortável ao volante, com as costas em um ângulo próximo a 90 graus. E com pernas e braços levemente dobrados.
Dirigir nem sempre é prazeroso, pelo contrário. Muitas vezes é estressante, cansativo e frustrante. Mas é preciso manter a calma e o equilíbrio.
Para isso coloque uma música que você gosta, uma estação de rádio legal, um jogo de futebol e aproveite a viagem.
Beber e dirigir é um caminho que não deve ser seguido por ninguém. Ainda mais quando se está na estrada, onde os perigos são infinitamente maiores.
Por isso, nunca associe a bebida alcóolica com a direção. Do contrário, você pode colocar em risco a sua vida e dos demais ocupantes das vias. Além disso, essa prática também levar a perda de pontos, multas ou mesmo a suspensão da CNH.
Os alongamentos são essenciais para relaxar a musculatura e diminuir a tensão de um dia longo atrás do volante. Por isso, fazer alongamentos regulares é algo que faz bem para a saúde do caminhoneiro.
Além de ajudar a relaxar, essa prática também evita cãibras e previne problemas circulatórios e musculares.
Uma boa noite de sono faz parte da saúde do caminhoneiro, sendo fundamental para que o dia flua bem. Então, priorize sua hora de descanso. Não dirija sem ter dormido ao menos 7 horas e estar devidamente apto para ir para as estradas.
Você já ouviu falar que é melhor prevenir do que remediar? Na rotina de um caminhoneiro, esse ditado faz todo o sentido, principalmente porque vários imprevistos podem ocorrer.
Por isso ter em mãos um kit de primeiros socorros se faz necessário quando se está nas estradas.
Monte o seu kit com remédios para dores de cabeça, dores musculares, gripes e resfriados. Além disso, tenha um medidor de pressão, um termômetro, esparadrapos, curativos, gazes. E tudo mais que for necessário para garantir um atendimento à saúde rápido quando necessário. Pelo menos até que a ajuda especializada chegue ao local.
Se alimentar saudavelmente na estrada exige um pouco mais de esforço. Isso porque muitas vezes é muito mais rápido e barato pegar um lanche do que comer alimentos nutritivos em algum restaurante ou prepara-los para viagem.
Mas é preciso dar atenção ao que se ingere, priorizando a saúde e alimentos nutritivos.
Essas são apenas algumas dicas básicas para manter a saúde do caminhoneiro em dia. Então, se você faz parte desse grupo, não deixe de seguir as dicas acima e preserve sua saúde. Somente assim, poderá manter uma rotina de trabalho saudável e com qualidade de vida nas estradas!
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444