Saiba porque a lubrificação periódica das cruzetas pode garantir o bom funcionamento do eixo cardan do seu pesado

Localizadas nas extremidades do eixo cardan, estão as cruzetas. São essas as peças responsáveis por transmitir o torque para o diferencial, em ângulos variados, movimento fundamental para que o veículo se movimente – especialmente caminhões, ônibus, pick-ups, vans e utilitários.

As cruzetas, assim como diversas peças do veículo, requerem alguns cuidados na hora da manutenção, e vamos falar sobre isso neste artigo.

Existem cruzetas blindadas, que não requerem lubrificação, e cruzetas não-blindadas ou com bico graxeiro, que exigem que a peça seja lubrificada de tempos em tempos. Falaremos primeiro das cruzetas não-blindadas (com bico graxeiro).

Os técnicos da LNG indicam que a lubrificação adequada e periódica é o principal fator para o bom funcionamento do mecanismo do eixo cardan e para que as cruzetas não sofram desgaste prematuro. Eles ainda alertam para a utilização da graxa indicada para a lubrificação das cruzetas não-blindadas. Para essas cruzetas, a graxa deve ser substituída e precisa ser inserida dentro da peça com a eliminação total da graxa antiga.

 

 

Intervalos de lubrificação dependem do tipo de uso

A recomendação é que a lubrificação e manutenção das cruzetas sejam feitas pelo tipo de uso do veículo. Ou seja, veículos que rodam com frequência em estradas de terra ou locais com muita poeira, devem ser lubrificados com mais frequência que veículos que rodam em estradas pavimentadas.

Os técnicos ainda alertam para situações como enchentes, vias esburacadas, sobrecarga, dentre outras situações, que exigem mais do cardan, podendo reduzir sua vida útil ou até mesmo ocasionar a quebra da peça. Em contrapartida, dirigir de forma adequada e não brusca, com trocas de marchas no momento correto podem ajudar a prevenir quebras e aumentar a durabilidade.

 

Sinais de desgaste

Os motoristas devem ficar atentos aos sinais de desgaste das cruzetas, como por exemplo ruídos no eixo cardan, folgas e vibrações.

 

 

Manutenção

Resumindo, algumas das principais orientações para realizar uma manutenção adequada da cruzeta são:

  • Utilização da graxa correta;
  • Periodicidade de manutenção e revisões de acordo com o manual e uso do veículo;
  • Estar atento com as manutenções preventivas;
  • Procurar oficinas mecânicas de confiança.

 

A LNG é referência nacional, com 22 anos de tradição e qualidade e possui mais de 100 modelos diferentes de cruzetas, além de uma variedade de mais de 8 mil itens em catálogo!

Procure LNG nas melhores autopeças do Brasil!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?