Problemas mecânicos? Saiba o que fazer quando o caminhão perde a força

Seu caminhão está perdendo a força em subidas ou está demorando mais que o habitual para percorrer uma estrada? Então saiba que podem existem problemas mecânicos no seu veículo que estão causando esse problema.

Normalmente quando o caminhão perde força com muita frequência, isso acabar comprometendo o desempenho do veículo na estrada. Como consequência, podem ocorrer atrasos e até prejuízos financeiros ao caminhoneiro.

Para evitar que esse tipo de problema aconteça, o ideal é procurar saber quais problemas mecânicos estão fazendo o caminhão está perdendo a força. E também só que fazer para restabelecer o bom funcionamento do caminhão.

Acompanhe conosco essa leitura e veja agora alguns motivos possíveis para o caminhão perder a força. Além disso, descubra também como evitar com que esses problemas mecânicos aconteçam.

Problemas mecânicos contribuem para o caminhão perder a força

De modo geral, existem alguns problemas mecânicos que podem levar um caminhão a perder força nas estradas ou então em subidas.

A presença de sujeira no filtro ar é um deles. Isso porque o bom funcionamento do motor requer uma mistura adequada de combustível e ar.

Quando isso não acontece devido a presença de resíduos no filtro, isso bloqueia a passagem do ar, impedindo que o motor queime por completo o combustível. Desse modo, ele não consegue oferece sua potência máxima causando, assim a perda da força. E até mesmo o consumo exagerado de combustível.

Problemas no sistema de arrefecimento do caminhão também é outra possível causa que faz o caminhão perder a força.

7 dicas sobre como evitar que o caminhão perca a força

Para garantir um bom funcionamento do motor é preciso ter alguns cuidados e redobrar a atenção com a manutenção do seu caminhão. Então, para evitar esses problemas mecânicos separamos 7 dicas essenciais que você deve ter em mente:

1. Verifique a circulação de ar do motor

Como dito acima, é preciso que o ar entre no motor para que a combustão aconteça. Por isso verifique se os filtros de ar estão sujos impedindo a passagem do ar. E se estiverem providencie a limpeza ou, se necessário, faça a troca dos mesmos. Assim, você mantém a circulação correta do ar nesse sistema e evita do caminhão perder a força.

2. Inspecione a temperatura do motor com maior frequência

O motor superaquecer é sinal de que algo está errado com seu sistema de arrefecimento. Por isso verifique frequentemente o medidor de temperatura do motor para garantir que tudo está nos conformes.

3. Avalie o nível do óleo

Um dos problemas mecânicos mais comuns que fazem o caminhão perder força é o nível de óleo baixo. Sendo assim, mantenha a lubrificação correta do motor adicionando óleo sempre quando necessário.

4. Veja se há problemas na compressão do motor

Analise os anéis de pistão, verifique se há desgaste que impeça a compressão no nível ideal. Esse problema pode causar vazamentos de óleo que contaminam a câmara de combustão e influenciam na potência do motor.

5. Abasteça seu caminhão com combustível de qualidade

A qualidade do combustível interfere diretamente na potência do motor. Portanto o ideal é que procure um posto de confiança para abastecer. Além disso, de preferência, abasteça seu caminhão com diesel S-10 que possui teor reduzido de enxofre e gera menos impacto ao seu veículo.

6. Verifique os purificadores de ar

Os purificadores de ar podem acumular sujeira e impedir o funcionamento do motor superaquecendo-o, por isso, verifique-os periodicamente.

7. Tenha um cronograma de manutenção mecânica e trocas de peças

Trocar peças e fazer a manutenção do seu caminhão de maneira rotineira é fundamental para que não ocorram problemas mecânicos maiores, custos extras não programados, atrasos de entrega e até riscos a sua segurança.

Adote essas dicas e evite muitos problemas mecânicos que podem fazer seu caminhão perder força e comprometer o desempenho do seu trabalho.

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?