Mecânico: sabe o que é e como organizar um claviculário?

A organização é um dos pilares básicos para qualquer negócio que queira ter lucro. Afinal, um organizado facilita os atendimentos e traz mais agilidade para o dia a dia de trabalho. Na oficina não é diferente. Tanto é que nesse ambiente a presença de claviculários para guardar as chaves dos clientes é indispensável. Contudo, muitos mecânicos ainda tem dúvidas sobre como organizar um claviculário.

Se você é um deles, então esse artigo é para você. Continue sua leitura e entenda mais sobre o que é e como organizar o claviculário da sua oficina mecânica!

O que é um claviculário?

Claviculário é um armário que guarda as chaves, dotado de vários ganchos onde as chaves irão ser penduradas, com identificação.

Além de organizar bem as chaves, esta é uma medida de segurança que evita o contato de terceiros com as chaves dos clientes.

Possuir um claviculário é o primeiro passo para a organização da oficina mecânica, contudo é necessário que o mecânico mantenha as chaves guardadas de forma organizada.

Aprenda como organizar um claviculário

O principal ponto para a organização é manter os espaços do claviculário livre de forma que cada gancho corresponda a uma única chave. Abaixo abordaremos outros passos para a organização:

Identificando as chaves

No momento em que receber o pedido de serviço, já identifique a chave com nome do cliente, tipo de serviço e grau de urgência.

A identificação do grau de urgência por cor facilita a produtividade, bem como a entrega dentro dos prazos.

Tenha dois claviculários

Com dois claviculários, você consegue separar um para as chaves de serviços pendentes e em andamento. E outro para as chaves de veículos prontos para a entrega.

Assim, você consegue alinhar a execução dos serviços com a organização das chaves. E ganha tempo na hora de buscar as chaves certas, seja para entregar ao cliente ou então para usar durante o serviço que está sendo feito.

Tenha um registro das chaves

Mesmo que você use todos os procedimentos dos outros tópicos, se não houver uma forma de documentar a entrada e saída das chave dentro da oficina mecânica, ainda podem ocorrer falhas e passar uma imagem de descaso.

O registro de entrada e saída de chaves pode ser feita em uma planilha Excel. Deve constar:

Nome do cliente

  • Tipo de serviço
  • Data da entrada e da entrega
  • Quando retirou a chave

Através desse relatório, você poderá acompanhar os dias mais produtivos, o tempo médio para realização de todos os serviços, e fazer o controle eficiente das chaves.

Como decidir qual claviculário comprar

A definição do tipo de claviculário estará vinculada com o tamanho da oficina mecânica. Ele pode comportar 20, 50 ou 100 chaves.

Além disso, o claviculário deve ser de material resistente e com boa apresentação, além de possuir sistema de segurança.

O claviculário é um item indispensável na oficina, para manter a organização, simplificar os processos, bem como melhorar o atendimento. E tudo isso afeta diretamente na geração de lucro da oficina. Agora que você já sabe como organizar um claviculário, coloque as dicas em prática e use este recurso para otimizar os serviços, bem como o atendimento na sua oficina.

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?