O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um gasto anual que impacta o orçamento de muitos brasileiros. Quem possui um caminhão precisa estar em dia com seu IPVA. Mas e você, sabe como calcular o IPVA para caminhões corretamente?
Se você não faz ideia de como fazer esse cálculo ou tem dúvidas sobre o assunto, continue sua leitura. E veja nesse artigo como calcular o valor do IPVA, além de ficar por dentro de outras informações sobre o imposto. Confira!
O IPVA nada mais é que um imposto que se cobra a proprietários de veículos automotores. Sejam eles carros, motos, picapes, ônibus, caminhões e etc.
Os únicos veículos isentos do IPVA são embarcações marinhas e aeronaves ou alguns veículos mais antigos que dependem da isenção do imposto que varia de estado para estado.
Muitos acreditam que o valor arrecadado com o IPVA vai direto para manutenção das estradas e demais infraestruturas de trânsito. Contudo, não é bem assim que acontece.
A verdade é que como se trata de um imposto, o IPVA não tem destinação específica. Atualmente, este valor é distribuído de modo que metade se destina ao estado onde foi arrecadado e a outra metade vai para o cofre do munícipio.
Fazer o cálculo do IPVA para caminhões não é tão difícil quanto parece. O primeiro passo para se ter uma noção do valor do imposto é saber o valor venal do veículo.
Normalmente se consulta a tabela FIPE ou então a Molicar no mês anterior da emissão da guia de pagamento. Para veículos novos (0 km) o valor de referência é o da nota fiscal.
A partir dessa base, aplica-se então uma alíquota cujo o percentual pode variar de estado para estado ou conforme a categoria do veículo.
Para caminhões a alíquota que se aplica no cálculo do IPVA varia entre 1% e 1,5%.
Por exemplo, digamos que o valor do seu caminhão seja de 120 mil reais e que você reside em São Paulo. A alíquota do IPVA na cidade de SP para caminhões envolve um percentual de 1,5 %. Nesse caso, multiplica-se o valor venal pela porcentagem e se obtém o resultado do imposto, assim:
120.000 x 1,5 = 1.800 reais de IPVA.
Desse modo, o valor que terá que pagar do IPVA será de R$1.800,00.
Os prazos de pagamento do IPVA variam também de acordo com o estado. No entanto, a primeira parcela ou cota única costuma ser ainda em janeiro.
Manter o IPVA em dia é muito importante. Principalmente para quem vive na estrada e não quer ter que passar por imprevistos e apreensões.
Agora que você já sabe como calcular, fique atento as datas e mantenha o seu IPVA em dia.
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444