Fique atento! Acessórios proibidos para caminhão que comprometem a segurança

Todo caminhoneiro que trabalha com transporte de cargas sabe que a rotina nas estradas quase sempre é longa e cansativa. Então, com o objetivo de otimizar essa experiência é natural que muitos deles façam adaptações inserindo acessórios no caminhão. No entanto, é preciso ter um enorme cuidado nesse sentido, já que existem alguns acessórios proibidos para caminhão.

Isso mesmo, dependendo do que você adiciona em seu instrumento de trabalho, isso pode afetar sua segurança. Como resultado, você corre o risco de levar multas e advertências em suas viagens.

Para evitar que esse tipo de problema aconteça, é importante que saiba quais são os acessórios proibidos para caminhão. E para ajudar você nesse sentido, preparamos esse artigo, onde listamos alguns deles. Confira!

Acessórios proibidos para caminhão – Luzes especiais

Segundo a Resolução nº667/2017 do Contran, o sistema de iluminação dos veículos deve obedecer algumas regras especificas. Uma delas é a proibição do uso de iluminações da cor alaranjada, popularmente conhecida como “foguinho”.

Os caminhões não podem trazer esse tipo de iluminação na traseira ou degraus da boleia. E assim como esta determinação existem outras que vale a pena o caminhoneiro conhecer. Sobretudo porque elas ajudam a reduzir os acidentes devido a confusão na leitura do sinal luminoso.

Películas escuras

Colocar películas escuras no vidro é algo muito comum, pois este acessório oferece mais privacidade e conforto térmico. No entanto, ele também faz parte da lista de acessórios proibidos para caminhões.

Segundo as normas de trânsito, existe um percentual mínimo de transparência que este acessório deve ter para ser considerado seguro. Nesse caso, a transparência mínima a ser respeitada é de 75% se a película for aplicada em para-brisa e 70% nas portas.

Caso não siga esse parâmetro, isto pode prejudicar a visão do caminhoneiro e acabar colocando sua segurança em risco. Fora que o caminhoneiro ainda recebe multa.

Acessórios proibidos para caminhão – Faróis de LED ou Xênon

Todo caminhoneiro adora mexer no visual do seu caminhão. E uma das alterações mais comuns de ser ver nesses veículos é a aplicação faróis de LED ou xênon.

Acontece que esse tipo de alteração também não é aceito. A menos que seu caminhão já tenha vindo com este acessório de fábrica, você não pode fazer essa inserção.

Isso porque a instalação desse acessório pode acabar infringindo os padrões de luminosidade considerados ideais. O que, por sua vez, prejudica a visão e coloca a segurança do caminhoneiro em risco. Esta proibição está disposta no art. 230 do CTB e na Resolução nº384/2011 do Contran.

Painéis Luminosos

Um dos acessórios que quase todo caminhoneiro adora usar na dianteira do caminhão são os painéis luminosos. Contudo, este também entra para lista de acessórios proibidos para caminhão.

Isso porque a inclusão deste acessório representa um foco de distração dos demais motoristas nas entradas. Com isso, as chances de ocorrer acidentes aumentam quando se tem veículos circulando com painéis luminosos.

Vale ressaltar que essa restrição vale tanto para caminhões, quanto para outros veículos, excetuando transporte coletivo de passageiros.

Portanto, estes são alguns dos acessórios proibidos para caminhão. Agora que já conhece alguns deles, evite inclui-los em seu instrumento de trabalho e passe a rodar com mais segurança e responsabilidade nas estradas!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?