Quem trabalha como caminhoneiro autônomo sabe que um dos maiores receios da profissão é não ter estabilidade financeira. Atualmente, cerca de 60% das cargas são transportadas por caminhões no Brasil, sendo boas parte por profissionais que trabalham por conta própria.
No entanto, manter ganhos constantes e mais segurança nas finanças ainda é um dos maiores desafios para os trabalhadores das estradas.
Se este também é o seu caso, nesse artigo separamos algumas dicas que podem te ajudar a organizar melhor suas finanças. Continue lendo e saiba mais!
Para ter mais estabilidade financeira trabalhando com transporte de cargas é preciso manter um bom controle das despesas e pagamentos.
Todos os gastos, seja com o caminhão ou na viagem, devem ser contabilizados de forma detalhada. Até mesmo para que você possa avaliar efetivamente como está o seu financeiro.
Para isso, uma dica é utilizar aplicativos de finanças, ou até mesmo planilhas que ajudam a otimizar esse controle.
Misturar despesas profissionais e pessoais é um dos principais fatores que leva a falta de controle sobre as finanças. Afinal, não dá para contabilizar gastos com mecânica, manutenção do caminhão e diárias nas estradas, com o seu lazer e as contas de casa.
O ideal é separa tudo para que você não acabe saindo no prejuízo.
Quando falamos de estabilidade financeira, muitos caminhoneiros acreditam que ela se resume apenas a não gastar. Na verdade, existem algumas despesas que contribuem para que você não fique em uma montanha russa de dívidas.
É caso da manutenção preventiva. Com este serviço, você evita imprevistos que possam impactar negativamente suas finanças.
De modo geral, o ideal é que faça revisões no seu caminhão a cada 6 meses. No entanto, isso vai depender diretamente do tipo de carga que você transporta e da quantidade de viagens que realiza em sua rotina.
Um dos grandes gargalos das finanças de caminhoneiros autônomos são os retornos não remunerados. Basicamente, são as rotas que você precisa fazer para retornar para casa ou empresa contratante, mas que não são “pagas”.
Uma boa alternativa é encaixar fretes de retorno. Ou seja, cargas que precisem ser entregues justamente para a região onde você irá retornar. Além de otimizar a viagem, você ainda irá transformas uma rota custosa em uma lucrativa.
Planejar suas rotas é um fator importante para conseguir alcançar mais segurança e estabilidade financeiras. Muitos profissionais acabam saindo para fazer suas entregas sem qualquer planejamento.
Com isso, é comum que eles tenham que refazer vários caminhos, ou passar várias vezes pelo mesmo ponto, o que gera gastos extras. Uma boa dica é otimizar essas rotas planejando-as com antecedência. Com o próprio Google Maps você pode fazer esse planejamento e evitar perder tempo e dinheiro.
Não deixe de colocar essas dicas em prática. Através dela, e de um bom planejamento diário da sua rotina como caminhoneiro, você verá como será mais fácil alcançar a tão sonhada estabilidade financeira.
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444