Na rotina de trabalho do caminhoneiro, o caminhão sem dúvida representa o seu principal instrumento de trabalho. Por isso, possuir uma noção básica sobre mecânica de caminhões é o mínimo que um caminhoneiro precisa ter.
Afinal, imprevistos acontecem e podem surgir problemas mecânicos que comprometam o desempenho do caminhão. Além disso, sem esse tipo de conhecimento, também há o risco de apreensões em postos de fiscalização.
Se você não quer se deparar com nenhum destes imprevistos, continue lendo esse artigo. E veja a seguir algumas dicas incríveis de mecânica de caminhão para conduzir seu veículo com mais tranquilidade e segurança. Confira!
Peça principal no funcionamento do caminhão, o motor atua na mecânica de caminhão como se fosse o seu próprio coração. Por isso, antes de sair com veículo é indispensável fazer uma revisão.
Nessa revisão, verifique se existe resíduo metálico na troca de óleo, pois peças com desgastes geram esse sinal. Além disso, verifique a cor da fumaça que sai pelo escape.
No geral, a fumaça pode ser preta ou cinza. Caso seja preta, então pode estar ocorrendo problema na temperatura do motor, catalisador com defeito ou então excesso de entrada de óleo.
Você sabia que a forma como você dirige influencia diretamente no consumo de combustível? No geral, o caminhoneiro que possui uma direção menos agressiva, consequentemente colabora para a boa manutenção do motor. Com o motor em boas condições, o consumo de diesel é menor.
Além disso, optar por rotas onde o veículo possa trafegar mais tranquilamente também ajuda a economizar diesel. Por isso, dirigir sempre de forma suave e sem forçar o motor é uma das dicas sobre mecânica de caminhões que deve implementar em sua rotina nas estradas.
Nossa próxima dica de mecânica de caminhões também está ligada a economia. Mas, dessa vez é a economia dos pneus do seu caminhão.
Para reduzir o desgaste dos pneus, faça periodicamente o alinhamento e balanceamento das rodas do veículo. Isso porque um veiculo desregulado tende a gastar mais os pneus, diminuindo o seu tempo de vida útil.
Além disso, outra forma de amenizar o desgaste nos pneus, é sempre dirigir com cautela e de forma suave.
Ao calibrar os pneus ainda frios, o ar em seu interior também continua frio. Dessa forma, a pressão que se insere nos pneus ficará estável e com isso o pneu tende a ficar cheio por mais tempo.
Além disso, calibrar os pneus ainda frios gera uma maior estabilidade para o veículo e também gera um desgaste menor nos pneus, colaborando assim para a economia dos pneus.
Recapitulando as dicas anteriores e adicionando mais algumas, veja abaixo um checklist completo das dicas de mecânica de caminhões que todo caminhoneiro deve seguir. Veja:
Gostou das nossas dicas incríveis de mecânica de caminhões? Então, aproveite para compartilhar este post com seus amigos caminhoneiros!
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444