O motor de caminhão é uma das peças mais importantes desse veículo. Afinal de contas, a base para o funcionamento do caminhão se concentra nesta peça e qualquer problema nela pode representar grandes prejuízos tanto para o veículo em si, como para a rotina do caminhoneiro.
Por isso, é necessário que tanto o caminhoneiro quanto o mecânico conheçam e entendam o funcionamento das principais peças que compõem o motor de caminhão.
E você, sabe quais são as 5 principais peças do motor de caminhão e como elas funcionam? Se não, continue lendo e descubra agora quais são elas!
O bloco é a peça principal do motor de um caminhão, uma vez que ela sustenta todos os outros componentes do motor.
Você pode encontrar essa peça em alumínio ou ainda em ferro fundido. Mas, se o objetivo é elevar a resistência do bloco bem como aumentar a dissipação do calor, é mais indicado usar a segunda opção.
Dentro do motor de caminhão, o cabeçote é uma peça que fica localizada na parte superior do bloco de motor. Ele tem como função controlar a passagem do ar e do combustível para dentro dos cilindros. Além disso, as válvulas de admissão e escape, peças que ficam dentro do cabeçote, auxiliam na passagem destes gases.
Além disso, os cabeçotes resfriados a água, ão fabricados com ferro fundido e raramente em alumínio. Já os parafusos que acoplam o cabeçote no motor de caminhão, normalmente são compostos do mesmo material do bloco do motor.
O Carter é uma peça geralmente composta de chapa dura prensada, que fica localizada na parte inferior do bloco do motor. Ela serve como deposito de óleo lubrificante para o motor do caminhão.
Além disso, é no Carter que é possível encontrar a bomba do óleo lubrificante que passa pelo motor e que promove o resfriamento do óleo.
O comando de válvulas ou eixo cames fica localizada no cabeçote. E você pode encontra-la em aço forjado ou ferro fundido. E ela é responsável por acionar as válvulas de escape e de admissão no motor. Dessa forma, quando acionadas, as válvulas realizam movimentos sincronizados graças ao comando.
Além disso, para aumentar a sua resistência ao desgaste, muitas vezes essa peça acaba passando por tratamentos de tempera ou cementação.
O cilindro é uma peça do motor de caminhão que possui um furo no bloco aberto nas extremidades. É por meio dessa peça que ocorre a passagem do ar, água bem como do combustível controlados pelo cabeçote.
Além disso, o cilindro contém uma peça conhecida como camisa, que fica alojada no furo do bloco do motor e evita o desgaste e resfriamento do cilindro.
Agora que você já conhece as 5 principais peças do motor de caminhão, lembre-se sempre de buscar fornecedores de confiança e que garantam estas e outras peças de caminhão igualmente importantes que sejam de qualidade.
A LNG é uma empresa referência no fornecimento de peças de caminhão variadas e que seguem os mais rígidos critérios técnicos de qualidade. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossos produtos e serviços!
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444