Chapa de Caminhão: Quem são e o que eles fazem?

Você já ouviu falar ou conhece o chapa de caminhão? Alguns podem até estranhar essa expressão a princípio. Mas, quem costuma rodar com frequência pelas estradas, certamente já se deparou com esses profissionais em algum momento.

Os chapas de caminhão desempenham um papel importante, principalmente para quem atua com transporte de carga. Apesar disso, sua função ainda hoje é pouco valorizada.

Saiba mais sobre esses trabalhadores avulsos, quem são e quais funções eles desempenham nas estradas.

Quem é o chapa de caminhão e o que ele faz?

O chapa de caminhão é um trabalhador avulso que presta serviços para pessoas físicas ou jurídicas sem vínculo empregatício. Sua função basicamente é carregar e descarregar produtos e mercadorias de diversos tipos.

São chamados de chapa de caminhão pois exibem nas estradas os seus serviços em placas ou chapas improvisadas como um anúncio.

Esses trabalhadores são muito úteis como ajudantes de caminhoneiros, costumam atuar mais no Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento). Mas também são encontrados pelas margens das rodovias.

Eles ajudam com a carga e descarga do caminhão, além de atuarem como ótimos guias até os locais de entrega. O que costuma ser um grande desafio para os motoristas que não conhecem bem a região onde irão fazer suas entregas.

Quais os direitos do chapa de caminhão?

A lei que regulamenta a atividade do chapa de caminhão é a Lei nº 12.023/2009. Esta Lei trata especificamente do trabalho avulso com movimentações de mercadoria.

De acordo com esta norma, a atividade do chapa de caminhão deve ser regimentada por uma organização sindical. Este órgão ficará encarregado de viabilizar seus direitos e deveres.

Os sindicatos servem para cadastrar esses trabalhadores, lhes dando um número de registro. Através desse número, os chapas de caminhão poderão registrar o serviço prestado, as horas trabalhadas, os turnos, a remuneração. Ou seja, todas as informações necessárias para garantir seus direitos trabalhistas, inclusive o 13º salário, FGTS, férias e repouso remunerado.

Por que é importante um chapa de caminhão ser regulamento e sindicalizado?

A regulamentação e sindicalização do trabalhador que atua como chapa de caminhão é fundamental. Principalmente por que é através do sindicato que ele terá o apoio e a segurança necessários para desempenhar sua função. Além disso, é através da regulamentação e sindicalização que estes profissionais poderão assegurar seus direitos trabalhistas.

Existem poucos sindicatos no Brasil que atuam regulamentando esses trabalhadores. A maioria se encontra em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Quanto um trabalhador chapa de caminhão recebe?

Os valores cobrados pelo chapa de caminhão são normalmente combinados com os caminhoneiros. E dependem bastante do volume da carga e hora trabalhada.

Por exemplo, um chapa de caminhão na Bahia cobra taxas entre 30 a 50 reais por dia em cargas mais leves. Enquanto isso, para as cargas mais pesadas, os chapas cobram cerca de 100 reais.

Em períodos escassos de movimento tem relatos que indicam que esses trabalhadores podem tirar somente R$ 300 por mês. Enquanto em épocas de bastante movimentação podem tirar até R$ 3 mil.

A função do chapa de caminhão é muito importante para o setor de transportes. E assim como todos os trabalhos merece reconhecimento e valorização!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?