Um dos maiores medos dos caminhoneiros é ter problemas com peças de caminhão. E levando em conta o estado de muitas estradas, as chances de ter alguma intercorrência desse gênero são grandes.
Então, para evitar esse tipo de transtorno, seguir um cronograma de revisões e trocas de peças é fundamental. Não só para reduzir custos desnecessários, como também para evitar problemas mecânicos e elétricos no caminhão. Mas, quais são as peças em que o caminhoneiro deve ficar atento? Existem peças de caminhão que danificam mais do que outras?
A resposta é sim e para ajudar você a manter seu veículo em bom estado de conservação, vamos listar a seguir quais são as peças de caminhão que mais quebram. Confira!
A suspensão é responsável por aguentar boa parte de todo o impacto dos percursos que o caminhão percorre. Por conta disso, é uma das peças que mais se desgasta.
Quando está desgastada, pode causar instabilidade ao dirigir, principalmente nas curvas. Consequentemente, pode colocar em risco a segurança do motorista e de outras pessoas.
Por isso, é indispensável fazer constantemente o balanceamento do veículo, e verificar se todos os componentes estão em bom estado.
Os frios são peças de caminhão essenciais para a segurança do veículo e do profissional. Principalmente em vias com muitas curvas, ou com muito tráfego.
Se eles estiverem muito desgastados, podem aumentar o risco de colisões e acidentes graves.
Sendo assim, a manutenção ou troca deve ser feita dependendo diretamente da rotina do profissional. Mas a recomendação é que seja realizada a cada seis meses ou 5 mil KM rodados.
Por serem peças de caminhão de alto custo, muitas vezes são negligenciados. Não é raro encontrar “cascas” totalmente carecas, que oferecem grandes riscos para os profissionais.
Esses itens geralmente são desgastados por conta da quantidade percorrida pelo motorista. Além disso, outros elementos também podem interferir nesse fator. É o caso do tipo de carga, estado da via, impacto com obstáculos e até mesmo a calibragem incorreta.
Dependendo da localidade onde o seu pneu estourar, você pode ficar parado por vários dias. Por isso é importante sempre ficar de olho no estado desses itens.
Por ser a peça que faz todo o caminhão funcionar, é também uma das que apresenta problemas com mais frequência. Além disso, é preciso levar em consideração que o motor é composto por uma série de outras peças e itens. O que aumenta as chances dele parar de funcionar.
Uma única coisa errada já é o suficiente para ele apresentar problemas. E por ser o item mais caro para ser trocado, a necessidade da manutenção preventiva é ainda maior.
Desde troca de óleo até verificação de velas, tudo precisa ser verificado com frequência para evitar imprevistos.
São os elementos que mais recebem impacto das vias, logo depois dos pneus. Por isso, são peças de caminhão que devem ser trocadas periodicamente. Principalmente levando em consideração que, se quebrarem, vão acabar impactando em outros itens, como freios e suspensão.
Agora que você sabe quais são as peças de caminhão que quebram com mais frequência, não deixe de programar as manutenções preventivas do seu veículo. Assim, além de evitar imprevistos, você ainda ajuda a reduzir custos com problemas maiores.
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444