A implantação de novas tecnologias no segmento de transportes rodoviários de cargas tem sido constante. É o caso, por exemplo, do bloqueio de eixo, um recurso tem como objetivo facilitar a vida do motorista diante de situações extremas, quando o veículo não tem muita aderência ao solo.
Porém, mesmo que o bloqueio de eixo seja bastante conhecido por motoristas de caminhão, sua funcionalidade não é muito bem compreendida.
Sabendo disso, nesse artigo vamos mostrar mais detalhes sobre o que é, como funciona esse recurso. E o mais importante, quais cuidados se deve ter ao utilizar o bloqueio de eixo. Confira!
O bloqueio de eixo funciona associado a um sistema chamado de diferencial. Esse sistema é um mecanismo de engrenagens que tem como objetivo tracionar o veículo. E, assim, permitir que os eixos possam girar em velocidades diferentes.
O sistema diferencial tem sua importância para o caminhão, sobretudo em curvas ou manobras fechadas, por exemplo. Mas ele pode causar um dos problemas mais comuns: o giro em falso da roda devido à falta de aderência. Isso geralmente acontece quando se concentra toda força do motor no eixo que está com menos carga.
Então é nesse ponto que entra o bloqueio de eixo. Quando se aciona este recurso, a força do motor é distribuída de maneira igual nas rodas. E isso permite que o veículo saia de um atoleiro, por exemplo, ou de situações extremas em que apenas um dos eixos de tração toque o solo.
Existem dois tipos de bloqueios:
O bloqueio de eixo é um recurso essencial para caminhões que transportam cargas pesadas se livrarem de várias situações extremas. No entanto, para usar este recurso corretamente é preciso adotar alguns cuidados básicos:
O bloqueio anula a função do diferencial de eliminar a diferença de velocidade de giro das rodas em manobras e curvas. Então, ao fazer isso, você pode causar avarias no eixo e nas engrenagens, além de causar acidentes. Portanto, evite usar o bloqueio de eixo nas curvas.
O bloqueio de eixo foi criado para uso apenas diante de situações extremas. Acionar este recurso em situações normais vai só desgastar os componentes do caminhão, então evite.
Essa é uma medida importante já que o bloqueio de eixo precisa travar o diferencial e fazer com que as rodas parem e voltem a girar de forma igual, com o veículo em movimento isso pode ocorrer de forma errada e brusca causando danos.
Com o bloqueio acionado é preciso conduzir o caminhão em baixa velocidade. Isso evitará trancos e descompassos com seu veículo. Alguns modelos não permitem ao condutor chegar nem a 10 km/h.
Procure adotar os cuidados acima, e perceba como aplicar o bloqueio de eixo corretamente pode fazer toda diferença em sua rotina nas estradas!
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444