O torque e potência são dois pontos relevantes na hora de escolher qual o melhor caminhão para o trabalho. No entanto, muitos caminhoneiros não sabem a diferença entre esses dois elementos.
Se você ainda se confunde e não entende muito bem a diferença entre torque e potência, continue lendo. E aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O torque está diretamente relacionado com o desempenho e a performance do caminhão, assim como a potência. Mas há diferença entre os dois.
Torque tem relação com a rotação de um corpo quando é aplicada uma força sobre ele. De forma mais clara, podemos usar o exemplo de quando se aperta uma porca que prende a roda ao eixo de rotação. Essa força produzida no parafuso para apertar é o que se chama de torque.
O aperto, ou torque, será maior de acordo o tamanho do braço da alavanca ou da força aplicada sobre a chave.
Quando se fala em motor de combustão interna o torque se produz por meio da força de rotação gerada no virabrequim. Desse modo, a combustão provoca o movimento de descida dos pistões e faz com que o eixo virabrequim se movimente de forma rotacional.
A potência também tem ligação direta com a mecânica, performance e desempenho do caminhão. Basicamente, ela consiste na capacidade de trabalho do motor em um determinado tempo.
Desse modo, quanto maior for o trabalho a ser feito em menor tempo, maior potência haverá. Sua relação é com a velocidade do veículo. Dessa forma, digamos que a potência condiciona a velocidade máxima do veículo.
Quando se fala em motor de combustão interna a potência é a capacidade do motor de realizar seu trabalho em um tempo determinado. Ou seja, quanto mais rápido realizado, maior potência.
O torque é resultado da multiplicação de força por distância tendo como referencia o ponto de aplicação de acordo com a seguinte fórmula: T = F x L, sendo:
Enquanto isso, a potência tem como unidade de medida o Joule por Segundo (J/s) ou o Watt (w), Cavalo-Vapo (cv) ou Horse-Power (hp) assim:
E a equação fica assim: P = T x N x 2 x π/60, sendo:
É preciso levar em consideração ambas, torque e potência, de forma separadas. Além disso, também é preciso levar em conta a relação entre ambos e o peso do veículo que pode diferenciar os valores e comprometer o desempenho geral do veículo.
Embora sejam muito comuns, às duas grandezas, são distintas e influenciam de forma separada a performance do caminhão, por isso é fundamental entender suas diferenças na hora de escolher o melhor caminhão para sua viagem com o melhor desempenho e segurança.
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444