Caminhoneiro, sabe o que fazer quando o caminhão perde a força?

Na rotina de um caminhoneiro, muitas vezes é comum acontecer do caminhão apresentar problemas mecânicos. Acontece que alguns deles podem acabar fazendo o veículo perder a força e, com isso, afetar seu desempenho nas viagens.

Você sabe identificar quando seu caminhão está com problemas mecânicos? Ou o que fazer quando seu instrumento de trabalho está perdendo a força?

Se não, acompanhe esse artigo e veja agora alguns sinais de problemas mecânicos comuns no caminhão. E também quais atitudes tomar para que o veículo volte a ter uma eficiência maior. Confira!

Sinais de que há problemas mecânicos no seu caminhão

Ser consciente sobre seu caminhão e os problemas que ele apresenta é muito importante não só para prolongar a vida útil do veículo, como também para elevar a eficiência nos serviços, evitar prejuízos maiores com consertos e reparos. E também para garantir a sua segurança e dos demais ocupantes das vias.

De modo geral, existem alguns sinais que o caminhão apresenta quando há problemas mecânicos. Entre os principais estão:

  • Motor com engasgos frequentes e constantes.
  • Fumaça escura e mais pesada no escape do caminhão.
  • Exigência de maior consumo de combustível.

O que fazer quando o caminhão perde a força?

Conhecer os problemas mecânicos do caminhão é importante. Mas também é indispensável saber como lidar quando eles surgem e comprometem o desempenho de seu veículo.

Veja a seguir o que fazer quando perceber os sinais de que seu caminhão está perdendo a força:

Avalie os purificadores do ar

Verifique periodicamente os filtros de ar, pois o acúmulo de sujeito neles acaba impedindo seu bom funcionamento. E deixando o motor superaquecido diminuindo sua eficiência.

Cheque a temperatura do motor com mais frequência

O motor superaquecido indica que algo está errado na parte interna do caminhão. Por isso é muito importante manter uma verificação periódica da temperatura do motor para ter certeza que tudo está funcionando bem.

Cheque o nível de óleo

O nível do óleo interfere na lubrificação do motor. E se estiver baixo pode acarretar em problemas mecânicos que diminuem a força e aumenta o desgaste por conta dos altos atritos. Por isso sempre verifique o nível do óleo.

Tenha um cronograma de trocas de peças

As peças têm vida útil, por isso é importante se planejar e analisar as trocas de peças tendo em mente sua durabilidade, tanto quanto sua utilização rotineira para evitar maiores problemas mecânicos.

Abasteça com combustível de qualidade

A qualidade do combustível interfere na potência do motor. Isso porque os resíduos que ficam dos diversos componentes podem causar o entupimento dos bicos injetores e ocasionar problemas que afetam a eficiência do motor.

A importância da manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva evita a maior parte dos problemas mecânicos que geram a perda de força do caminhão. Assim como também evitam outros vários problemas de mecânica que prejudicam a eficiência do veículo e inclusive seu lucro final obtido com os serviços.

Ao manter uma periodicidade de manutenções você evite que haja problemas maiores durante o percurso. E, com isso, não fica vulnerável a problemas maiores que comprometam sua segurança.

Além disso, realizar a manutenção preventiva se torna muito mais barato do que reparar por completo e consertar algo que deu problema. Afinal, a reposição de peças danificadas normalmente tem valores mais elevados.

Portanto, agora que já conhece os sinais mais comuns de problemas mecânicos e o que fazer diante disso, seja consciente. Mantenha o serviço de manutenção do seu caminhão em dia e evite problemas maiores!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?