Em cenários de crise financeira como o que vivemos atualmente no Brasil, economizar se torna necessário em vários segmentos. E para quem trabalha como caminhoneiro essa realidade não é diferente! As estradas precárias, assim como o custo alto dos pedágios, do combustível e a baixa demanda, faz com que a busca por economia na estrada seja algo indispensável para sobreviver nesse meio.
Se você está buscando por meios para economizar mais nas estradas, saiba que adotando alguns hábitos simples é possível amenizar os gastos durante suas viagens a trabalho. Quer saber como? Então continue lendo este post!
Para ter economia na estrada é indispensável abastecer sempre o caminhão antes de sair para viagem. E, de preferência, faça isto em um posto de qualidade. Isso porque, além do preço do combustível geralmente ser maior, existem postos que fornecem aos consumidores combustível adulterado.
O combustível adulterado causa diversos problemas no motor do caminhão, como queima da bomba de combustível, ressecamento dos anéis de vedação ou então danos a injeção eletrônica. Dessa forma, o gasto com o reparo destes danos na estrada acaba saindo mais caro.
No geral, existem pelo país diversas estradas extremamente irregulares e muitas vezes em situações precárias. Nessas condições, as estradas podem acabar causando diversos prejuízos ao caminhão como danos na suspensão, desgaste dos pneus e até mesmo problemas com a carga do caminhão.
Portanto, para ter economia na estrada é indispensável planejar a rota antes. Além de evitar gastos com os danos mencionados acima, planejando a rota de viagem, você pode escolher o caminho mais curto e seguro tanto para você, quanto para a “saúde” do caminhão. Inclusive, uma dica é sempre conferir as rotas do GPS, pois nem sempre elas são as melhores.
O uso de peças de baixa qualidade, embora sejam mais baratas, acabam provocando danos ao caminhão. E, no final, o concerto desses danos sai bem maior do que o valor das peças em si. Portanto, para ter economia na estrada e não prejudicar o desempenho do caminhão, opte sempre por peças com qualidade comprovada.
Isso porque, além de possuir um desempenho melhor, elas duram possuem um tempo de vida útil maior.
A falta de manutenção está entre um dos principais motivos de gastos com o caminhão na estrada. Isso porque quando a manutenção das peças e componentes não é feita, as mesmas se desgastam com o tempo e em algum momento acabam gerando danos sérios no caminhão. E muitas vezes o reparo costuma sair bem mais caro do que a manutenção preventiva.
Além da economia na estrada, o caminhoneiro que realiza a manutenção preventiva no caminhão também evita danos na sua principal ferramenta de trabalho.
Outra forma de gerar mais economia na estrada é realizando um planejamento financeiro. Com um planejamento financeiro, você pode prever gastos e se preparar melhor em cada viagem.
Para isso, não esqueça de calcular os custos do caminhão por quilometragem, separar um valor para os pedágios que se cobra nas estradas. E calcular os seus custos com alimentação e demais necessidades. Com isso, ele terá o controle dos seus gastos na estrada.
Seguindo estas dicas suas chances de fazer uma boa economia na estrada e lucrar mais em suas viagens é alta.
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444