Aprenda a escutar o motor do caminhão e entender possíveis problemas

O motor do caminhão é uma das peças mais importantes desse veículo. E qualquer barulho estranho serve como um alerta, pois pode ser um sinal de que algo de errado está acontecendo com o caminhão.

Sendo assim, entender o que os sons que saem do motor podem significar e qual o momento de procurar por um mecânico faz toda a diferença na hora de manter o bom funcionamento do veículo, bem como alongar seu tempo de vida útil.

Veja nesse post como identificar os possíveis sons do motor e esteja preparado para solucionar os problemas associados a esta peça quando eles surgirem.

Como saber a origem de um barulho do motor?

Se algum barulho incômodo aparecer no seu caminhão, o primeiro passo é se certificar que o som não está vindo da parte dianteira e traseira. Ou seja, verifique se não tem algum banco solto ou qualquer objeto que esteja batendo.

Se o barulho de fato for originado da parte de frente do caminhão, a fonte pode ser o motor ou então a suspensão dianteira. Para solucionar esta dúvida, verifique a frequência do som. Se a frequência for contínua e mais intensa em subidas e descidas, o barulho vem do motor. No entanto, se for espaçada, é da suspensão.

Essa pequena avaliação pode te ajudar a reconhecer rapidamente a origem do barulho. E, com isso, ter uma noção melhor sobre o que fazer, ou então se há a necessidade de ir a um mecânico.

Principais causas de barulhos no motor do caminhão

Uma vez que você sabe que o barulho vem do motor do caminhão, aqui estão algumas das causas principais desse som:

  • Tensão da correia dentada: é um dos problemas mais comuns e significa que houve a perda da tensão da correia, que garante a sincronização da abertura das válvulas com o virabrequim;
  • Vazamento da bomba d’água: a bomba d’água evita o superaquecimento do motor. E qualquer problema nesse componente geralmente se associa ao vazamento de água;
  • Suporte do motor quebrado: essa peça absorve a vibração do chassi e pode se quebrar quando se passa em lombadas e buracos em alta velocidade;
  • Problema no cabeçote: quando se dá a partida em um caminhão que está há tempos parado. E se ouve um ruído estranho geralmente o problema é no cabeçote, peça responsável pela entrada e saída de ar e combustível nos cilindros;
  • Falta de ajuste da embreagem: o som ocorre ao liberar um pedal depois da troca de marchas e, neste caso, procure imediatamente o mecânico, pois se o diagnóstico for feito precocemente pode evitar a necessidade de um conserto bastante custoso;
  • Motor fundido: o barulho é metálico, como se peças se chocassem quando a partida é dada. É um problema muito sério e significa a perda do seu motor, o que pode ser evitado com lubrificação e manutenção da água no arrefecimento.

O que fazer em caso de barulho no motor do caminhão?

O mais adequado é procurar o quanto antes por um mecânico de confiança. Qualquer problema no caminhão, por menor que seja, significa não só colocar em risco a sua segurança ao viajar. Mas também desperdício de dinheiro, já que alguns problemas, quando persistidos, acabam se intensificando bem como acarretando em danos maiores e, consequentemente, em gastos exorbitantes.

Só pelo som do motor muitos profissionais já conseguem identificar o problema. E, com isso, podem indicar qual a melhor medida para resolver o problema, garantindo maior vida útil ao  caminhão.

Agora que você já sabe identificar sons estranhos advindos do motor do caminhão, não hesite em procurar o mecânico sempre que necessário e garanta segurança e produtividade.

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?