Entenda tudo sobre o funcionamento dos freios a tambor e a disco, os avanços em tecnologias de frenagem automática e as melhores práticas de manutenção para garantir segurança e eficiência nas estradas. Para tal, conversamos com nossos técnicos especialistas da LNG. Confira!
Como funcionam os sistemas de freios em caminhões pesados e quais são os principais componentes?
O sistema de freio do caminhão tem a função de desacelerar e, se necessário, parar o veículo. Existem alguns tipos de freios para caminhões, depende muito do projeto da montadora e os mais utilizados são: freio a tambor e freio a disco com acionamento a ar comprimido ou fluído hidráulico.
Os principais componentes desse sistema são: pedal, válvula do pedal, tubulações, reservatório, compressor de ar, disco, pastilha, lona, tambor, pinça, câmara de serviço, entre outros
Quais são as diferenças entre os sistemas de freio a disco e a tambor para caminhões?
O freio a disco é composto fundamentalmente por pinça, pastilhas e por um disco. É acionado quando o pedal de freio é pressionado pelo motorista, fazendo com que as pastilhas sejam comprimidas contra o disco. O freio a disco permite uma dissipação de calor mais eficiente graças à sua maior exposição ao fluxo de ar, além de ser um sistema com maior precisão de frenagem.
O freio a tambor, por sua vez, é basicamente composto por um tambor metálico e sapatas com lonas de freio, além de todo o aparato de fixação e acionamento. O seu funcionamento inicia no momento do acionamento do pedal de freio, que dispara, normalmente, por ação pneumática. O movimento das lonas de freio em direção ao tambor gera a força de fricção necessária para desacelerar o veículo.
Em ambos os sistemas, é o atrito da lona contra o tambor ou da pastilha contra o disco que converte a energia cinética em energia térmica ou, em outras palavras, faz com que o veículo inicie a redução de sua velocidade.
Cada um destes sistemas apresenta suas particularidades, das quais podemos destacar:
Freio a tambor: facilidade e simplicidade de manutenção, baixo custo de manutenção, menores chances de contaminação, seja por pedriscos, terra ou lama uma vez que o tambor de freio oferece maior enclausuramento.
Freio a disco: a dissipação do calor gerado pelo atrito ocorre mais rapidamente, apresenta menor número de componentes no sistema de freio, oferece melhor desempenho e precisão de frenagem por área do material de atrito e dispensa o processo de rebitagem durante a substituição dos componentes de atrito.
Como a tecnologia de frenagem automática avançada está sendo integrada nos caminhões modernos?
As novas tecnologias vêm sendo integradas aos veículos pesados de forma gradual: ABS, EBS, ASR, ESP e ACC são siglas de novas tecnologias que estão sendo incorporadas aos sistemas de freio da linha pesada e hoje são itens indispensáveis para a segurança.
Os sistemas de frenagem automática e de emergência ACC (Adaptative Cruise Control) ou controle de velocidade cruzeiro já são uma realidade nos modelos top de linha da maioria das montadoras. Esse sistema, ao detectar qualquer obstáculo a uma distância pré-estabelecida, pode acionar o freio independente da ação do motorista. Trata-se de um item muito importante para a segurança no trânsito.
Quais são as normas de segurança mais importantes relacionadas aos sistemas de freios em caminhões?
Para o mecânico e motorista, além do manual de manutenção do veículo, é sempre interessante conhecer a resolução 519/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que dispõe sobre os requisitos mínimos de desempenho do sistema de freio estabelecidos pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Também é importante saber sobre a resolução 915/2022 do Contran, que dispõe sobre os procedimentos para avaliação dos sistemas de freios de veículos e sobre a obrigatoriedade do uso do sistema antitravamento das rodas (ABS) e/ou frenagem combinada das rodas (CBS). Há também a norma ABNT NBR 14778, que traz diretrizes importantes sobre inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em sistema de freios de veículos rodoviários.
Como os motoristas podem identificar sinais de que o sistema de freios precisa de manutenção ou reparo?
O motorista vai notar diferença no comportamento do veículo, como por exemplo, perda de eficiência, aumento na distância necessária de parada do veículo, “puxada” lateral ao acionar o freio, pedal do freio com comportamento diferente do normal (vibrando ou muito duro), ruído e/ou vibração ao acionar o freio, vazamento de ar, superaquecimento de rodas e até mesmo luzes de anomalia no painel. Qualquer que seja o caso, o motorista deve procurar uma oficina de sua confiança o quanto antes.
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