Será o fim do bitrem 7 eixos?

Uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) acabou gerando um grande debate sobre o fim do bitrem 7 eixos. Isso porque, a Resolução n° 882/2021 liberou a circulação dos caminhões de 4 eixos no modelo 6×2.

Em apenas 12 meses de vigor dessa resolução, muita coisa já mudou. O número de veículos do tipo aumentou, refletindo diretamente a preferência de muitos profissionais da estrada pelo modelo.

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre por que pode ser o fim do bitrem 7 eixos. E também quais as vantagens do modelo de 4 eixos em relação a ele. Confira!

Afinal, o fim do bitrem 7 eixos irá ocorrer?

Esta é uma dúvida cada vez mais recorrente. Mas, ao que tudo indica, o fim do bitrem 7 eixos já têm data marcada. E uma das provas de que isso está próximo de acontecer foi a última edição da Fenatran, uma das maiores feiras de transporte do mundo.

Na edição, nenhum modelo do gênero foi exposto nos estantes vinculados a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

Ao invés disso, os estandes estavam repletos de modelos de quatro eixos. O que já eram uma reivindicação de anos da categoria, desde sua proibição lá em 2011

Quais as vantagens do modelo 4 eixos em relação ao bitrem 7 eixos?

A liberação do modelo quatro eixos agrega muito para os caminhoneiros. Principalmente levando em consideração os diferenciais que ele oferece, tais como:

·         Ficha técnica

A ficha técnica do modelo de 4 eixos é uma das vantagens que pode ser fim do bitrem 7 eixos. Esses veículos possuem um Peso Bruto Total Combinado de 58,5 toneladas. Ou seja, é possível carregar até 10 toneladas a mais na viagem. Além disso, exigem um emplacamento a menos.

·         Custo benefício

Os modelos de 4 eixos tendem a ser mais baratos que os bitrem de 7 eixos. O que pode ser um excelente atrativo para caminhoneiros que desejam trocar de caminhão. Ou até mesmo para quem está começando na profissão.

·         Maior resposta dinâmica do automóvel

Quando o assunto é segurança, o modelo de quatro eixos também acaba sendo mais vantajoso. Isso porque, o quarto eixo irá melhorar a resposta dinâmica, uma vez que o sistema dele funciona de forma independente da direção original do veículo.

E no caso de modelos mais recentes, as evoluções tecnológicas como controle eletrônico de controle de freios, tornam esse veículo ainda mais seguro. Principalmente no transporte de grandes cargas.

Vale a pena fazer a troca do seu veículo?

Apesar do fim do bitrem 7 eixos parecer iminente, é preciso levar em conta alguns pontos importantes, como:

  • A rotina de trabalho
  • Se sua situação financeira permite que você faça a troca do veículo
  • E o tipo de carga que você transporta realmente exige uma capacidade maior.

Então, se você caminhoneiro ainda atua com o bitrem de 7 eixos, vale a pena considerar todos os fatores acima antes de continuar com esse tipo de caminhão. Pode ser mais vantajoso já trocar para o semi reboque de 4 eixos, e assim garantir mais facilidade na sua rotina profissional.

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?