Todo caminhoneiro que preza por um transporte de carga com qualidade e segurança precisa ficar atento ao assunto que trataremos nesse artigo: distribuição organizada de carga.
Ainda que não faça parte de suas atribuições corriqueiras, este é um cuidado importante, pois ajuda a evitar prejuízos e acidentes nas estradas.
Além disso, há riscos que o caminhoneiro se submete ao não organizar corretamente a carga no seu caminhão. Quer saber mais sobre o assunto?
Então acompanhe esse artigo na integra e entenda melhor sobre os riscos de uma má distribuição de carga. Além disso, veja também como organizar a carreta do caminhão adotando algumas dicas simples, mas eficientes que te ajudarão com certeza.
A falta de atenção em relação a distribuição de carga no interior da carroceria pode gerar vários riscos para o caminhoneiro. Entre os principais estão:
A distribuída de forma inadequada da carga eleva o risco do caminhoneiro exceder o limite de peso por eixo do caminhão. Desse modo, as chances de receber multas nesse caso são grandes.
A multa vem do artigo 6º do Contran na resolução nº 25 de 2007 que permite ao motorista só prosseguir com a viagem somente depois que eliminar o peso extra em cada eixo.
Outro risco que se corre com a má distribuição de carga é a possibilidade de haver danos nas mercadorias transportadas.
Se não houver uma inspeção na carga para certificar de que o peso está bem distribuído, bem como há amarrações e apoios, o próprio balançar do veículo em freadas ou curvas pode causar atritos entre as mercadorias, gerando avarias.
Uma má distribuição de carga também pode gerar acidentes. Isso porque o peso irregular deixa a carroceria do caminhão instável, aumentando as chances de tombamentos.
Para distribuir as cargas de forma organizada e, com isso, otimizar tempo, reduzir prejuízos e elevar a segurança, existem algumas dicas que pode adotar:
A carga precisa ser distribuída ao longo de toda carroceria de forma equilibrada. Mas começar pelo eixo traseiro pode facilitar a visualização do processo de distribuição geral.
Se for iniciada pelo eixo dianteiro na hora que perceber o desequilíbrio na concentração da carga será mais difícil de corrigir a situação.
Os maiores erros na hora de distribuir a carga são no peso dos objetos. Por isso, preste atenção ao peso e tente não concentrar tudo em apenas um eixo. Organize a carga equilibrando a mesma ao longo da carroceria da forma mais uniforme possível.
Para isso, posicione os mais pesados próximo ao assoalho. Assim você deixa o centro de gravidade mais baixo e aumenta a estabilidade do veículo.
Deitar os itens grandes pode favorecer a distribuição de peso e diminuir inclusive a chance de maiores movimentações dentro da carroceria.
Mas, lembre-se que a altura máxima é de 4,40m. Ultrapassando esse limite é preciso solicitar autorização especial para circulação do DNIT.
Amarrar bem a carga promove cuidado com os itens e faz com que não se desloquem e causem perigo na hora de seguir viagem. Preencha bem os espaços e certifique-se de que tudo está muito bem preso antes de partir.
Aplicando essas dicas de distribuição de carga no seu dia a dia você previne os riscos na hora de transportar mercadorias e garante um transporte mais eficiente e seguro!
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444