No mercado de produção e consumo, a logística representa um dos maiores desafios para muitos gestores. Por isso, adotar medidas para otimizar o processo de carga e descarga de caminhões focando no planejamento, organização e controle é indispensável.
Além disso, com as constantes mudanças que ocorrem no mercado, manter a qualidade dos serviços de carga e descarga, se tornou um diferencial competitivo muito importante. Afinal, somente com a melhoria contínua destes serviços é possível atingir um nível de desempenho ideal para competir de igual para igual com a concorrência.
Mas, como fazer isso na prática? Quais são os desafios e como encarar as dificuldades e melhorar o processo de carga e descarga de caminhões? É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Confira!
Para saber onde é preciso melhorar, é preciso entender em que pontos se encontram os desafios do processo de carga e descarga de caminhões. Entre os principais, estão:
A infraestrutura comprometida das estradas é um desafio para os caminhoneiros que precisam entregar produtos no prazo e com segurança.
Além do perigo em encarar a má condição das rodovias, ter que lidar com trechos de acesso complicado, perigosos, vias esburacadas e com falta de sinalização demandam atenção redobrada. Como consequência, ocorrem atrasos que dificultam o processo de entrega.
Manter o bom funcionamento do caminhão para trafegar gera custos altos que podem retardar a otimização dos serviços. E um dos fatores que mais geram despesas ao caminhoneiro é o desgaste dos pneus.
Manutenções preventivas são essenciais quando se trata de várias horas na estrada. Porém, alguns frotistas acabam perdendo prazos para essas manutenções e isso gera problemas no negócio. Afinal, fazer as manutenções preventivas não só garante mais segurança nas estradas, como também auxiliam na diminuição de custos de reparos.
Agora que conhece os principais desafios envolvidos na otimização dos processos de carga e descarga, chegou o momento de descobrir o que fazer para otimizar esse processo na sua rotina de trabalho. Para isso, adotar algumas práticas é essencial:
Um programa de roteirização define os trajetos mais ágeis, bem como reduz gastos com diesel e distribui as cargas entre os caminhões disponíveis otimizando as entregas. Assim, é possível escolher os melhores e mais vantajosos caminhos através do informe de destino e cronograma de entrega.
O carregamento do caminhão deve ser feito com cautela. Isso porque a organização dos produtos durante as viagens não só permite a integridade da mercadoria, quanto otimiza o processo de carga e descarga de caminhões.
Além disso, agrupar os produtos por características dimensionais ou por composição, garante um melhor aproveitamento dos espaços da carroceria. Isso sem contar que selecionar embalagens diferentes para cada tipo de produto facilita e agiliza o processo de identificação dos produtos na entrega.
A avaliação do desempenho da cadeia de transporte e movimentação dos produtos é um grande passo para evitar problemas e otimizar a logística no setor.
Para tanto, é essencial identificar os processos que impactam o resultado financeiro e operacional. Além disso, também é necessário definir métricas para obter e implantar melhorias na otimização e produtividade, tais como avaliar o percentual de atraso nas entregas, o prazo médio, a quilometragem percorrida, o total de entregas diárias, etc.
Portanto, fica claro que otimizar o processo de carga e descarga de caminhões além de lucro e produtividade, ainda garante mais praticidade e eficiência ao processo. Então, comece a melhorar o seu o quanto antes implementando essas dicas!
Institucional
Avenida Antônio Ortega 3450 - Lote 3
Setor K - Chácara do Pinhal
CEP: 13317-212 - Cabreúva/SP
Telefone: (11) 4529-1444