Caminhoneiro, você sabe quais são as peças de caminhão que mais quebram?

Caminhoneiros que passam a maior parte do tempo nas estradas viajando sabem que esse tipo de experiência exige muito do caminhão. Seja o clima, ou então as condições ruins das entradas, tudo isso acaba gerando desgaste nas peças de caminhão.

Mas, você saberia dizer quais são as peças de caminhão que mais quebram? Se não, continue lendo esse artigo e descubra quais itens costumam levar seu caminhão mais vezes à oficina mecânica. Confira!

Peças de caminhão que mais quebram – Sistema de freio

Todos os componentes do sistema de freio de um caminhão são intensamente exigidos durando uma viagem. Ainda mais se o caminhão costuma transportar cargas pesadas. Isso porque, o peso da carga gera mais força sobre a frenagem, ocasionando o superaquecimento do sistema. Com isso, as lonas e tambores do sistema de freio podem se romper.

E mesmo o caminhão não transportando cargas pesadas, em momentos de decida, por exemplo, o sistema de freio sempre é mais exigido em caminhões por conta do peso do próprio veículo.

Para evitar que essa peça se desgaste com frequência, evite usar os freios de serviço de forma constante. Como alternativa, você pode usar o freio do motor.

Suspensão também é um problema

Uma das peças de caminhão que também costuma quebrar com frequência nas estradas é a suspensão.

Este sistema possui inúmeras peças, como bandejas, feixes de mola, amortecedores e bolsões de ar. E muitas vezes as condições ruins das estradas, como a presença de buracos, por exemplo, provocam avarias nestas peças, exigindo reparos ou mesmo a troca.

Conjunto de faróis e luzes

Outro problema comum em peças de caminhão que rodam as estradas envolvem os faróis e o sistema de luzes do veículo. Geralmente, a presença de buracos e fissuras nas estradas provocam ondulações no caminhão.

Estas ondulações provocam trepidações que causam o rompimento de lâmpadas ou plugues elétricos. Assim, os faróis e o sistema de iluminação do caminhão são danificados, levando risco à segurança do caminhão e motorista.

Pneus

Uma das peças de caminhão que também costuma se desgastar bastante em viagens são os pneus. E motivos para isto acontecer não faltam. De calibração errada, a excesso de carga ou então choques com buracos, as razões são diversas.

Inclusive, por representa um dos principais custos com manutenção em caminhões, muitos motoristas retardam a troca dos pneus, o que aumenta as chances de furos nas estradas.

Como garantir a segurança do caminhão nas estradas

A melhor forma de garantir a segurança do caminhão nas estradas é realizando a manutenção preventiva do caminhão.

Muitas vezes, a quebra de peças de caminhão ocorre por falta de uma manutenção feita no tempo certo. E, ao contrário, do que alguns motoristas pensam, a manutenção preventiva não é uma despesa, mas um investimento que pode lhe render mais economia, eficiência e segurança nas estradas.

Por isso, adote uma postura responsável e evite a quebra de peças de caminhão em suas viagens, efetuando a manutenção preventiva periodicamente no seu veículo!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?