5 tendências de tecnologia para caminhão que impactarão a vida de todo caminhoneiro

O avanço da tecnologia em caminhões está melhorando a vida do caminhoneiro em diversos aspectos como: segurança, comodidade e consequentemente na saúde.

Além de proporcionar viagens mais seguras, as tendências tecnológicas, também otimizam o tempo e tornam o dia a dia do caminhoneiro mais confortável. Esses pontos refletem diretamente em sua qualidade de vida e desempenho profissional. Por isso, para desfrutar dos benefícios é fundamental aderir as novidades o mais rápido possível.

Para te ajudar a ficar por dentro das novidades tecnológicas para caminhões, separamos abaixo algumas tendências que com certeza melhorarão seu cotidiano. Confira!

1. Painel digital é uma das tendências voltadas para o caminhoneiro do futuro

O painel digital é usado em carros há muito tempo. Agora, essa novidade também já existe em vários modelos de caminhões. E o objetivo é justamente para facilitar a vida dos caminhoneiros na hora de verificar alguns aspectos do veículo, como combustível, velocidade, temperatura ou então itens de manutenção.

Atualmente, 3 montadoras já oferecem modelos digitais, a Mercedes-Benz para o Actros, os novos MAN e Volvo FH, FH 16, FM e FMX. No Brasil, a previsão é que esta novidade chegue ainda este ano.

2. Diga adeus aos retrovisores

Imagina você, caminhoneiro do futuro, poder contar com a segurança e precisão de uma câmera no lugar dos retrovisores, eliminado o famoso ponto cego. Seria incrível, não é mesmo?

Pois saiba que esta é uma tendência já presente nos carros elétricos. E que nos caminhões está se tornando algo cada vez mais comum.

A câmera ficará localizada acima da janela, aumentando muito seu campo de visão. Essa tecnologia está presente nas marcas Mercedes-Benz, Actros Mirror Can,

Além do campo de visão, outro benefício dessa inovação é a visibilidade noturna, que sempre nesse caso é muito melhor. Isso porque a imagem da câmera tem definição superior quando comparada ao espelho, trazendo mais confiança.

3. Assistente de voz

Nas casas a Alexa, uma assistente de voz, já faz o maior sucesso! Agora, imagina você caminhoneiro do futuro, poder contar com uma assistente para:

  • Procurar rotas;
  • Utilizar o telefone;
  • Ficar informado sobre notícias, ou então as condições de trânsito;
  • Usar audiobooks;
  • Organizar a agenda, criando as tarefas enquanto dirige;
  • Ligar ou então desligar os dispositivos sem sair do caminhão.

Sem dúvida será muito útil! E sabendo disso, montadoras como a Volvo já pensam em implementar uma “Alexa” integrada ao caminhão.

4. Motores a GNV/GNL

Pensando em uma tecnologia que traga economia, surgiu a discussão de utilização de gás, como forma de combustível dos caminhões. Em outros lugares, como na Europa, ou então na China, já tem sido usada e parece ser sucesso.

Aqui no Brasil, a montadora sueca Scania, já apresentou em uma feira modelos a GNV e GNL. Mesmo as montadoras tendo a pretensão de lançarem modelos elétricos, assim como a hidrogênio, os modelos a gás são mais sustentáveis.

5. Cabines mais espaçosas

Pensando no conforto do caminhoneiro do futuro, a cabine maior pode ser um diferencial para esses profissionais.

Sabendo disso, a Volvo já desenvolveu a cabine XXL aumentando 25 centímetros de espaço resultando em 600 litros extras.

Nesse sentido, o caminhoneiro poderá ter um ar-condicionado ou até mesmo um frigobar. Porém, as montadoras esbarram em legislações sobre o tamanho. Então, não basta só querer aumentar.

No Brasil, o Contran considera as medidas para caminhões somando o total da composição, desde o para-choque frontal até o para-choque traseiro, o que dificulta a expansão do tamanho da cabine.

Contudo, algumas montadoras já conseguiram se adequar e estão produzindo as cabines XXL, as principais são:

  • Scania;
  • Volkswagen

Enfim, após conhecer as tendências, parece que a vida do caminhoneiro será muito mais confortável. O que achou das tendências para o caminhoneiro do futuro? Qual delas mais chamou sua atenção? Comente abaixo!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?