Um dos sistemas mais importantes para o caminhão é o sistema de arrefecimento do motor. Afinal, é com ele que o veículo se mantém em níveis de temperatura ideais e elimina o superaquecimento. Portanto, preservar a vida útil desse sistema no seu caminhão é essencial!
Mas e você caminhoneiro, sabe o que é o sistema de arrefecimento do motor e qual a sua importância?
Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre esse sistema, como ele funciona, quais componentes o integram e muito mais. Confira!
Sistema de arrefecimento do motor do caminhão: o que é?
O sistema de arrefecimento do motor é um sistema com vários componentes que atuam no resfriamento do motor do caminhão. Seu objetivo é impedir que o motor superaqueça e danifique as peças.
Para isso, ele age proporcionando a temperatura ideal e equilibrada diante da combustão do veículo que tende a gerar altas temperaturas. Desse modo, quanto mais eficiente for o sistema de arrefecimento, maior será a chance de preservar a vida útil do motor.
Quais são os componentes de mecânica do sistema de arrefecimento?
Para entender como o sistema de arrefecimento funciona, é preciso antes de mais nada conhecer seus componentes. Entre eles, estão:
- Radiador – é ele que realiza a troca de calor resfriando a água quente que circulou o motor.
- Reservatório – ele acondiciona a água do sistema de arrefecimento, também é onde se abastece o sistema e se confere o nível.
- Bomba d’água – faz a água circular e é acionada pela correia do motor.
- Válvula termostática – regula a entrada de água no motor, assim como dá início aos ciclos de resfriamento.
- Sensor de temperatura – indica a temperatura da água e motor.
- Aditivo – produto que quando adicionado na água evita a evaporação ou congelamento.
- Mangueiras – Conduzem a água pelo sistema de arrefecimento.
Como funciona o sistema de arrefecimento do motor?
O sistema de arrefecimento funciona de maneira cíclica, onde a bomba d’água impulsiona a água com fluído aditivo pela parte interna do motor resfriando o cabeçote e voltando para o radiador. Mesmo após resfriar o motor a água permanecerá quente já que houve a troca de calor, então ela volta ao radiador para ser resfriada e retomar o ciclo.
Quem controla todo esse fluxo é a válvula termostática que faz com que a água circule, bem como mantenha a temperatura do ciclo adequada durante todo o processo de funcionamento.
Qual a importância desse sistema?
O sistema de arrefecimento do motor é muito importante para a segurança na estrada e principalmente para conservar o bom estado e funcionamento do veículo.
O superaquecimento interrompe o funcionamento do motor, podendo inclusive fundi-lo, o que exigiria um reparo de urgência para substituir peças que sofreram danos.
Por isso é de extrema importância realizar a manutenção preventiva, verificando o nível de água diariamente para evitar falhas que possam vir a causar danos graves, bem como ficar atento ao termômetro no painel.
Não deixe que problemas no sistema de arrefecimento do motor interrompam sua viagem e cause dores de cabeça. Esteja atento e com as inspeções necessárias no caminhão sempre em dia!