Entenda o que é o sistema de arrefecimento do motor e qual a importância para o seu caminhão

Um dos sistemas mais importantes para o caminhão é o sistema de arrefecimento do motor. Afinal, é com ele que o veículo se mantém em níveis de temperatura ideais e elimina o superaquecimento. Portanto, preservar a vida útil desse sistema no seu caminhão é essencial!

Mas e você caminhoneiro, sabe o que é o sistema de arrefecimento do motor e qual a sua importância?

Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre esse sistema, como ele funciona, quais componentes o integram e muito mais. Confira!

Sistema de arrefecimento do motor do caminhão: o que é?

O sistema de arrefecimento do motor é um sistema com vários componentes que atuam no resfriamento do motor do caminhão. Seu objetivo é impedir que o motor superaqueça e danifique as peças.

Para isso, ele age proporcionando a temperatura ideal e equilibrada diante da combustão do veículo que tende a gerar altas temperaturas. Desse modo, quanto mais eficiente for o sistema de arrefecimento, maior será a chance de preservar a vida útil do motor.

Quais são os componentes de mecânica do sistema de arrefecimento?

Para entender como o sistema de arrefecimento funciona, é preciso antes de mais nada conhecer seus componentes. Entre eles, estão:

  • Radiador – é ele que realiza a troca de calor resfriando a água quente que circulou o motor.
  • Reservatório – ele acondiciona a água do sistema de arrefecimento, também é onde se abastece o sistema e se confere o nível.
  • Bomba d’água – faz a água circular e é acionada pela correia do motor.
  • Válvula termostática – regula a entrada de água no motor, assim como dá início aos ciclos de resfriamento.
  • Sensor de temperatura – indica a temperatura da água e motor.
  • Aditivo – produto que quando adicionado na água evita a evaporação ou congelamento.
  • Mangueiras – Conduzem a água pelo sistema de arrefecimento.

Como funciona o sistema de arrefecimento do motor?

O sistema de arrefecimento funciona de maneira cíclica, onde a bomba d’água impulsiona a água com fluído aditivo pela parte interna do motor resfriando o cabeçote e voltando para o radiador. Mesmo após resfriar o motor a água permanecerá quente já que houve a troca de calor, então ela volta ao radiador para ser resfriada e retomar o ciclo.

Quem controla todo esse fluxo é a válvula termostática que faz com que a água circule, bem como mantenha a temperatura do ciclo adequada durante todo o processo de funcionamento.

Qual a importância desse sistema?

O sistema de arrefecimento do motor é muito importante para a segurança na estrada e principalmente para conservar o bom estado e funcionamento do veículo.

O superaquecimento interrompe o funcionamento do motor, podendo inclusive fundi-lo, o que exigiria um reparo de urgência para substituir peças que sofreram danos.

Por isso é de extrema importância realizar a manutenção preventiva, verificando o nível de água diariamente para evitar falhas que possam vir a causar danos graves, bem como ficar atento ao termômetro no painel.

Não deixe que problemas no sistema de arrefecimento do motor interrompam sua viagem e cause dores de cabeça. Esteja atento e com as inspeções necessárias no caminhão sempre em dia!

O que é e para que serve Arla 32?

O Arla 32 é um fluído anti-poluente, por este motivo, tanto a busca quanto a utilização nos caminhões têm crescido assiduamente. Essa realidade não é exclusiva do Brasil, uma vez que a busca por meios alternativos ao combustível é uma necessidade mundial.

Portanto, valorizar as soluções alternativas presentes cabe a todos nós, principalmente, quando analisamos o segmentos de transportes em geral, pois toda mudança afeta diretamente toda a cadeia que envolve essa solução e todos serviços relacionados indiretamente.

Como solução imediata temos as soluções hibridas, elétricas e o Arla 32. Nesse artigo, você entenderá todos os detalhes sobre este composto obrigatório para veículos com sistema de SCR. Então acompanhe a leitura e esclareça todas as suas dúvidas sobre para que serve o Arla 32 e como utilizar no seu caminhão. Confira!

Arla 32: o que é?

Para compreender o que é Arla 32 vamos primeiramente entender o significado desse termo. A palavra Arla corresponde a abreviação de Agente Redutor Líquido de NOx (óxidos de nitrogênio) Automotivo. E o número 32 se refere a concentração de ureia na água desmineralizada que equivale a 32,5%.

Desse modo, Arla 32 trata-se de um anti-poluente em solução líquida que atua em veículos com sistema de SCR – Redução Catalítica Seletiva. Este composto ajuda a reduzir a emissão dos poluentes que vem da queima do óleo diesel.

Essa solução líquida é injetada no catalisador do caminhão e causa então uma reação química que diminuir a emissão dos poluentes.

Composição

O Arla 32 é composto de 32,5% de ureia pura, ou ureia técnica. Esta substância é responsável pela química que ocorre dentro do catalisador não possuindo nem cor, nem cheiro.

Para que serve Arla 32?

Se você ainda não sabe para que serve Arla 32, o uso desta solução líquida serve para reduzir a emissão de poluentes ou agentes nocivos ao meio ambiente. Inclusive, seu uso é obrigatório para alguns veículos no Brasil e em diversos outros países.

A tecnologia do Arla 32 é extremamente eficiente na conversão das partículas de NOx (óxido de nitrogênio) em água. Ela é capaz de reduzir cerca de 98% das emissões das substâncias que além de poluentes são maléficas à saúde da população.

O uso do Arla 32 não só garante esses benefícios, como ainda ajuda na economia de combustível da viagem, compensando o investimento e otimizando o lucro.

No entanto, é preciso estar atento que para adquirir o produto. No geral, é preciso que o revendedor tenha o selo do INMETRO autorizando a venda. Sobretudo porque é a partir dele que se sabe que o produto segue a norma ISSO 22241.

Como usar o Arla 32 no seu caminhão?

Agora que você já sabe o que é e para que serve Arla32, deve estar se perguntando sobre como usar esta solução no seu caminhão, certo?

No geral, utilizar a solução líquida do Arla é fácil. O produto não é aplicado direto no tanque de combustível, mas no recipiente ao lado da entrada do tanque. Depois é só deixar que a mecânica do caminhão faça o restante.

A proporção a ser utilizada é de em média 5% do volume de diesel. Ou seja, cerca de 1 litro de Arla 32 para 20 litros de diesel mais ou menos. Quanto à manutenção de reabastecimento, normalmente o painel avisa.

Utilizar e saber para que serve o Arla 32 é essencial. Além disso, não utilizar o produto configura em infração de trânsito grave prevista pelo CTB.