Principais pontos para deixar a manutenção do seu caminhão em dia

O caminhão representa um bem muito valioso para muitos caminhoneiros e donos de frotas. Afinal de contas, além de representar uma importante ferramenta de trabalho, esse recurso auxilia no transporte de mercadorias, contribuindo para a produtividade e faturamento de muitas empresas. Apesar disso, quando se trata de manutenção para caminhões, há quem ainda cometa falhas ou então não dê a devida importância a esse serviço.

Continue lendo esse post e entenda mais sobre a importância da manutenção para caminhões, os principais tipos de manutenção que existem. E os cuidados que deve ter com a manutenção do seu veículo.

Manutenção para caminhões e sua importância

Fazer a manutenção do caminhão é fundamental para garantir que o veículo funcione corretamente, além de evitar acidentes que possam comprometer o bem-estar do motorista e de outras pessoas que estiverem rodando nas estradas.

Mas, além disso, manter o seu veículo funcionando bem também é importante porque:

Evita paradas não planejadas

Por mais que possam ocorrer imprevistos e que fatores alheio ao seu caminhão possam ocasionar uma parada não programada, é fato que ter o caminhão em perfeitas condições diminui, e muito, as chances de precisar parar para efetuar qualquer reparo no meio da estrada.

Gastos consideráveis com consertos

Manter em dia a conservação e o reparo de seu caminhão pode reduzir em até 30% o custo com possíveis consertos gerados pela falta de manutenção preventiva.

Multas de trânsito

A manutenção para caminhões também é importante na hora de evitar multas. Isso porque, para rodar, principalmente nas estradas, o caminhão precisa estar em perfeitas condições estruturais e técnicas. E se durante uma fiscalização seu veículo apresentar alguma falha, você pode sofrer multa. Ou até mesmo apreenderem seu veículo.

Tipos de manutenção

Basicamente, existem 3 tipos de manutenção que você pode realizar no seu caminhão. São elas:

Manutenção preventiva

Consiste em uma escala de revisões, que normalmente abrangem todos os componentes do caminhão. E, caso seja verificado qualquer problema, é providenciada a substituição do item com falhas. Ou seja, este é um tipo de manutenção que você faz para evitar que problemas aconteçam.

Manutenção corretiva

Este é um tipo de manutenção feito quando se precisa fazer o conserto de algum problema que já ocorreu. Por envolver a correção de defeitos e até a substituição de peças, a manutenção corretiva tende a ser mais trabalhosa e, por isso, costuma ser mais cara que as demais.

Manutenção preditiva

Menos conhecida, esse tipo de manutenção compreende a troca de qualquer peça que apresente uma mínima falha, mesmo que o caminhão continue funcionando normalmente, pois evita futuros problemas e garante quase que eficiência máxima.

Cuidados que se dever ter com a manutenção para caminhões 

Sabendo da importância da manutenção para caminhões, confira alguns cuidados que são imprescindíveis para manter o seu veículo funcionando corretamente:

  1. Óleo do motor: é o cuidado básico que todo motorista precisa ter, principalmente os caminhoneiros. Isso porque o motor do caminhão é uma das peças mais importantes e qualquer descuido pode fazer com que ele pare de funcionar, necessitando da troca dessa peça;
  2. Fluídos: sempre verifique a água do sistema de arrefecimento do motor, bem como o lubrificante do sistema hidráulico e dos freios;
  3. Sistema elétrico: observe a bateria com regularidade. E qualquer barulho estranho na hora da partida é sinal de que o sistema elétrico precisa de revisão;
  4. Suspensão e pneus: A suspensão garante a estabilidade do caminhão. Por isso vá ao mecânico em qualquer sinal de desgaste de pneus e suspensão.

Para ter prosperidade em seu negócio, invista na manutenção para caminhões e tenha a garantia de maior rentabilidade e menores custos.

Por que investir em curso de mecânica em 2021?

Com o mercado automotivo em expansão no Brasil, a demanda por profissionais capacitados e que estão por dentro das inovações desse ramo também aumentou. Por isso, investir em um curso de mecânica sem dúvida representa uma excelente forma de você ascender em sua carreira de mecânico.

Mas, se você ainda não está 100% convencido de que fazer um curso para se qualificar profissionalmente é o melhor neste momento, continue sua leitura. E entenda por que buscar novas fontes de conhecimento é a melhor escolha que você pode fazer em 2021.

Motivos para investir em um curso de mecânica

Investir em um curso de mecânica pode lhe gerar vários benefícios. Não apenas para o seu momento atual, mas principalmente para o futuro da sua profissão de mecânico. E entre os motivos que justificam a busca por esse tipo de curso, estão:

1.    Fazer um curso de mecânica amplia seu conhecimento na área

Seja qual for o seu perfil profissional, saiba que por meio de um curso de mecânica, você será capaz de aprimorar seus conhecimentos na área. E, com isso, agregará ainda mais valor aos serviços que você presta em sua oficina mecânica.

Além disso, ao fazer um curso desse tipo, você também se vê diante da possibilidade de aprender coisas novas e se capacitar em tecnologias que estão surgindo nesse mercado. Assim, além dos serviços habituais, você também terá a capacidade de ofertar novos serviços e atender demandas ainda maiores no seu estabelecimento.

2.    Eleva sua clientela

Fazer um curso de mecânica também pode ajudar você a atrair mais clientes para o seu negócio. Afinal de contas, ao se capacitar, você estará mostrando para os seus clientes que é capaz de prestar um serviço de qualidade, pois tem o conhecimento necessário para isso.

Dessa forma, o cliente passa a confiar mais no seu trabalho e começa a indicar seus serviços para outras pessoas, aumentando assim sua clientela.

3.    Consolida sua marca no mercado

Com o avanço da tecnologia, novos modelos de automóvel estão surgindo no setor. E quem não estiver preparado para atender esse tipo de demanda, corre o risco de perder espaço no mercado.

Por isso, investir em um curso de mecânica que lhe ofereça o conhecimento necessário para atender desde demandas básicas, até serviços mais específicos e atualizados, vai ajuda-lo a manter sua marca firme e forme nesse segmento.

4.    Maximiza seus lucros

Em função da falta de conhecimento em determinadas áreas da mecânica, é comum ver profissionais levando seus serviços para serem finalizados em empresas especializadas. Ou até mesmo tendo que dispensar determinadas demandas.

Quando você investe em uma boa capacitação, esse tipo de problema não acontece. E além de não comprometer seus lucros, seus conhecimentos adquiridos ainda podem lhe render mais clientes. E, consequentemente, mais receitas para o seu negócio.

Portanto, fica claro entender a importância de você investir em um bom curso de mecânica hoje em dia. Sendo assim, não perca tempo! Analise as possibilidades e busque por novas fontes de conhecimento para promover o seu negócio!

Conheça a oficina mecânica do futuro

Com o avanço da tecnologia, vários setores do mercado sofreram mudanças e o setor automotivo é um deles. O uso de novas e automatizadas ferramentas aliada a outros recursos tecnológicos está vários mecânicos a maximizar seus resultados, fazendo nascer o que conhecemos como oficina do futuro.

Veja nesse post as mudanças que as oficinas mecânicas estão implementando para se encaixar neste novo conceito e conseguir suprir a demanda dos seus clientes. Confira!

Oficina mecânica do futuro- Principais mudanças

Ao longo dos anos, o perfil de consumo das pessoas vem mudando drasticamente. E os consumidores, em especial os do setor automotivo, estão cada vez mais exigentes com suas escolhas.

Visando atender a essa nova demanda e se sobressair diante desse novo cenário, as oficinas mecânicas estão passando por algumas transformações. Tanto na forma como atendem seus clientes, quanto na maneira como executam os serviços.

Hoje em dia, já é possível se deparar com oficinas mecânicas do futuro, ou seja, ambientes modernos, automatizados e que usam a tecnologia como sua grande aliada.

E para se adequar a essa nova realidade e conseguir atender os automóveis com uma mecânica mais moderna, é preciso que adote as seguintes mudanças:

  • Mão de obra qualificada para que sua equipe consiga utilizar os novos recursos e execute suas demandas com o mínimo de falhas possível.
  • Oferta de serviços já adaptados para atender veículos modernos, com injeção eletrônica, piloto automático e assistente de frenagem, por exemplo.
  • Ambiente de trabalho com otimização de espaços.
  • Sistema de gestão automatizado para um melhor controle tanto no estoque de peças, quanto da sua equipe e dos serviços que ela oferece.
  • Execução de serviços através de mecanismos que não agridam o meio ambiente.
  • Atendimento personalizado, onde através de uma rede de dados armazenado em nuvem é possível ter acesso as reais necessidades e objetivos do seu cliente e, com isso, garantir um maior nível de satisfação para seu público.

Além disso, uma oficina mecânica do futuro também deve usar ferramentas e equipamentos como elevadores hidráulicos, desmontadoras de pneus, balanceadores, alinhadores de automóveis entre outros, para minimizar os erros operacionais, otimizar tempo e reduzir custos no seu empreendimento.

Por que se conectar com o futuro dos automóveis

Se adequar as mudanças para se tornar uma oficina mecânica do futuro é importante por diversas razões. Para começar, cada vez mais o setor automobilístico está projetando veículos com novas tecnologias.

E se sua intenção é atrair mais clientes para gerar mais receita, então precisa preparar a sua oficina para conseguir atender a essa nova demanda com excelência.

Além disso, sabemos o quanto o mercado de oficinas é competitivo. Então, somente quem ofertar os serviços mais completos e atualizados é que irão conseguir se sobressair diante da concorrência.

Portanto, se você quer fazer parte do grupo que lidera este segmento, sem dúvida precisa adotar as mudanças listadas acima para não ficar para trás no setor de serviços automotivos.

E não pense que estas mudanças estão para surgir em um futuro próximo. Elas já estão sendo implementadas hoje. Então, não perca tempo e faça o que for preciso para se tornar a mais nova oficina mecânica do futuro. Estas são mudanças importantes e que podem fazer toda a diferença no crescimento do seu negócio!

Entregas organizadas, 5 dicas super bacanas para você aplicar!

Realizar entregas organizadas, com eficiência e dentro do prazo são um dos dilemas de muitas empresas de transporte e também dos caminhoneiros. Para os caminhoneiros estes problemas muitas vezes se tornam ainda maiores, já que por trabalhar de forma autônoma, eles se tornam os únicos responsáveis pela carga e pelo veículo.

Sabendo disso, separamos nesse post algumas dicas super bacanas que podem ajudar você a gerenciar melhor sua escala de entregas. Confira!

1.      Como realizar entregas organizadas – Faça um planejamento do roteiro de entregas

Definir um planejamento semanal é um dos pontos principais para realizar entregas organizadas. No planejamento da semana, é necessário identificar todos os pontos de entrega, bem como definir o horário e a melhor rota a ser feita.

Fazendo isso, você consegue identificar os pontos que ficam próximos, mas possuem prazos diferentes. Além disso, vale a pena começar sempre pelo ponto mais distante e ir realizando as entregas até chegar ao centro de distribuição.

2.      Organize o carregamento no veículo

Antes mesmo de sair para as entregas procure pensar no carregamento do veículo, ou seja, na organização da carga dentro do caminhão.

O ideal é que você aloque à frente os produtos que sairão primeiro para entrega. Já os produtos a serem entregues por último, devem ficar no fundo do veículo. Essa estratégia, além de facilitar o acesso aos produtos, diminui também o tempo de carregamento e facilita a entrega.

E para estabelecer essa ordem, você deve sempre considerar a rota de entrega. É ela quem lhe dará o direcionamento sobre como deve organizar as mercadorias no caminhão.

3.      Opte pelo veículo certo e cuide da manutenção

Para realizar entregas organizadas, com segurança, no prazo combinado e com um bom custo benefício para o caminhoneiro é indispensável pensar no melhor veículo, ou seja, no tipo de caminhão.  Além de ser adequada a carga transportada, é necessário que o veículo suporte o peso do carregamento e esteja 100% regular.

As condições do veículo, além de interferirem diretamente nas entregas, tem impacto direto sobre a segurança do caminhoneiro. Por isso, a dica é cuidar sempre da manutenção do veículo, buscando verificar o estado dos pneus, estepe, freios, nível de óleo e combustível.

4.      Encaixe as coletas e crie um mapa de riscos

Para que as coletas não interfiram no tempo de entrega dos produtos, é necessário que o caminhoneiro busque combinar os pontos de coleta na rota de entrega estabelecida.  Para isso, é preciso optar sempre pelos pontos de coleta mais viáveis. E também aqueles que agilizam o processo de entrega.

Além disso, para não atrapalhar na organização das entregas e não interferir na segurança do caminhoneiro, é necessário definir um mapa de riscos. Para isso, o caminhoneiro deve analisar fatores como a localização, possíveis riscos, trajeto, condições meteorológicas, facilidade de acesso, distância e outros.

5.      Abuse da tecnologia

Em meio à era digital, utilizar os recursos disponíveis é fundamental para todos os profissionais, inclusive os caminhoneiros. A tecnologia facilita tanto na organização da carga quanto no planejamento da rota, ou seja, na logística da entrega.

Além disso, os recursos tecnológicos agilizam processos manuais e demorados, como a emissão e controle de documentos.

Então, para realizar entregas organizadas, o caminhoneiro deve utilizar os diversos recursos tecnológicos que facilitam o seu trabalho, como planilhas, softwares de planejamento de entrega e aplicativos, como o TruckPad.

E aí, gostou? Então compartilhe este texto agora mesmo com seus amigos e lembre-se das nossas 5 dicas para tornar as suas entregas organizadas e mais eficientes!