O caminhão representa um bem muito valioso para muitos caminhoneiros e donos de frotas. Afinal de contas, além de representar uma importante ferramenta de trabalho, esse recurso auxilia no transporte de mercadorias, contribuindo para a produtividade e faturamento de muitas empresas. Apesar disso, quando se trata de manutenção para caminhões, há quem ainda cometa falhas ou então não dê a devida importância a esse serviço.
Continue lendo esse post e entenda mais sobre a importância da manutenção para caminhões, os principais tipos de manutenção que existem. E os cuidados que deve ter com a manutenção do seu veículo.
Manutenção para caminhões e sua importância
Fazer a manutenção do caminhão é fundamental para garantir que o veículo funcione corretamente, além de evitar acidentes que possam comprometer o bem-estar do motorista e de outras pessoas que estiverem rodando nas estradas.
Mas, além disso, manter o seu veículo funcionando bem também é importante porque:
Evita paradas não planejadas
Por mais que possam ocorrer imprevistos e que fatores alheio ao seu caminhão possam ocasionar uma parada não programada, é fato que ter o caminhão em perfeitas condições diminui, e muito, as chances de precisar parar para efetuar qualquer reparo no meio da estrada.
Gastos consideráveis com consertos
Manter em dia a conservação e o reparo de seu caminhão pode reduzir em até 30% o custo com possíveis consertos gerados pela falta de manutenção preventiva.
Multas de trânsito
A manutenção para caminhões também é importante na hora de evitar multas. Isso porque, para rodar, principalmente nas estradas, o caminhão precisa estar em perfeitas condições estruturais e técnicas. E se durante uma fiscalização seu veículo apresentar alguma falha, você pode sofrer multa. Ou até mesmo apreenderem seu veículo.
Tipos de manutenção
Basicamente, existem 3 tipos de manutenção que você pode realizar no seu caminhão. São elas:
Manutenção preventiva
Consiste em uma escala de revisões, que normalmente abrangem todos os componentes do caminhão. E, caso seja verificado qualquer problema, é providenciada a substituição do item com falhas. Ou seja, este é um tipo de manutenção que você faz para evitar que problemas aconteçam.
Manutenção corretiva
Este é um tipo de manutenção feito quando se precisa fazer o conserto de algum problema que já ocorreu. Por envolver a correção de defeitos e até a substituição de peças, a manutenção corretiva tende a ser mais trabalhosa e, por isso, costuma ser mais cara que as demais.
Manutenção preditiva
Menos conhecida, esse tipo de manutenção compreende a troca de qualquer peça que apresente uma mínima falha, mesmo que o caminhão continue funcionando normalmente, pois evita futuros problemas e garante quase que eficiência máxima.
Cuidados que se dever ter com a manutenção para caminhões
Sabendo da importância da manutenção para caminhões, confira alguns cuidados que são imprescindíveis para manter o seu veículo funcionando corretamente:
- Óleo do motor: é o cuidado básico que todo motorista precisa ter, principalmente os caminhoneiros. Isso porque o motor do caminhão é uma das peças mais importantes e qualquer descuido pode fazer com que ele pare de funcionar, necessitando da troca dessa peça;
- Fluídos: sempre verifique a água do sistema de arrefecimento do motor, bem como o lubrificante do sistema hidráulico e dos freios;
- Sistema elétrico: observe a bateria com regularidade. E qualquer barulho estranho na hora da partida é sinal de que o sistema elétrico precisa de revisão;
- Suspensão e pneus: A suspensão garante a estabilidade do caminhão. Por isso vá ao mecânico em qualquer sinal de desgaste de pneus e suspensão.
Para ter prosperidade em seu negócio, invista na manutenção para caminhões e tenha a garantia de maior rentabilidade e menores custos.