Curiosidade – Você encararia estradas perigosas como essas?

A vida do caminhoneiro é repleta de estradas perigosas, isso é um fato. Não é de hoje que muitas rodovias brasileiras são verdadeiros testes de habilidades para os profissionais da “boleia”.

Mas, não é só por aqui que os motoristas precisam de muita concentração, agilidade e coragem para dirigir. Existem, várias outras estradas pelo mundo que também são desafiadoras, e nós separamos algumas das consideradas mais perigosas. Confira!

Zoji La, Índia

Essa estreita estrada localizada na Índia é a única ligação entre os estados de os estados de Ladakh e Caxemira, e deles como o mundo. Já no bastasse o tamanho super estreito, a via ainda fica 3.528 metros, o que dá a ela o título de “segunda passagem mais alta do planeta”.

E ainda tem todos os animais de montanha que você possa imaginar para desviar.

Camino a los Yungas – Bolívia

Não é necessário ir até o outro lado do mundo para encontrar uma das estradas perigosas mais conhecidas. Na verdade, logo aqui do lado, na Bolívia, existe o Camino a Los Yugas. Essa via liga a cidade de La Cumbre até a região dos Yunga e fica a 4.700 metros de altitude.

Além disso, em alguns pontos ela fica com apenas 3 metros de largura. Imagine fazer curvas a noite nesse lugar?!

Passo dello Stelvio, Itália

Em países de primeiro mundo também é possível encontrar vias nada atrativas para motoristas. Na Itália, por exemplo, existe o Passo Dello Stelvio.

O que torna essa estrada perigosa não é o estado de conservação ruim, pelo contrário, ela é muito bem conservada. Mas, como ela foi construída em um Alpe, respeitando a geografia do local, ela conta com nada menos que 78 curvas, sendo boa parte bem fechada.

É um verdadeiro teste para os freios e pneus.

Guoliang Tunnel Road, China

Indo mais uma vez para o outro lado do Globo, temos essa estrada localizada na China. E o nome dela diz tudo sobre o nível de perigo.

Guoliang Tunnel Road, em português, significa “estrada que não tolera erros”. E só pela foto já dá para perceber o porquê desse nome, não é mesmo?

Dalton Highway, Alaska

Você acha que dirigir na chuva torna qualquer estrada perigosa? Então imagine neve!

Pois a Dalton Highway, no Alaska, mostra como as condições climáticas podem mudar totalmente o modo como a gente deve dirigir. Dependendo da época do ano em que você pilota no local, a temperatura pode alcançar -57°C.

Outro fator que tornar essa estrada super perigosa é o fato dela ter 666 km de extensão, e apenas três cidades ao longo do caminho. Se algum problema acontecer no meio do caminho, só dá para se comunicar via rádio, e é melhor não sair da cabine para verificar o que aconteceu com o veículo.

A região é lar de ursos polares que volta e meia dão um passeio.

Qual dessas estradas perigosas você achou mais aterrorizante? Comente e aproveite para compartilhar o post com outros amigos que também encararam o desafio de ser caminhoneiro todos os dias.

Conheça as principais situações que levam multas nas estradas no Brasil

As multas nas estradas no Brasil podem ocorrer por diversos fatores. Acontece que ser multado é algo que prejudica diretamente o trabalho do caminhoneiro.

Afinal de contas, além do valor que precisa ser pago, ainda serão registrados pontos na carteira, que dependendo da quantidade, podem levar a suspensão temporária d a CNH.

Por isso, se você é caminhoneiro e deseja evitar a todo custo ser multado em suas viagens, nesse post listamos algumas das situações mais comuns que podem resultar em multas nas estradas brasileiras. Confira!

Excesso de peso gera multas nas estradas no Brasil

No caso dos caminhoneiros, uma das situações mais comuns que pode gerar multa é o excesso de peso. A multa em si tem o valor de cerca de R$ 130,00. Mas além disso, há uma cobrança adicional pela quantidade de peso excedente e você ainda pode ter o veículo retido.

Logo, o ideal é sempre se atentar ao peso que está sendo colocado de carga, e aos limites nacionais vigentes, para não sofrer esse tipo de penalização durante uma viagem.

Ausência de equipamentos obrigatórios

Rodar com o caminhão sem os equipamentos obrigatórios também gera multas nas estradas no Brasil.

Por isso, se certifique se o seu caminhão está com todos os equipamentos em dia. Desde espelhos, até pneus, limpador de parabrisa, freios. Enfim, tudo precisa está funcionando corretamente e dentro da validade. Do contrário, você pode não só receber a multa, como ter o seu caminhão apreendido.

Velocidade excessiva

Mais uma das multas nas estradas no Brasil que é extremamente comum é a de excesso de velocidade. Geralmente ela ocorre quando o motorista vê um grande caminho livre, ou, está com a entrega atrasada.

Dependendo da velocidade, a multa pode ser média, grave ou até gravíssima. Isso sem falar no perigo que esse tipo de prática oferece.

Por isso o ideal é fazer a roteirização do trajeto antes de sair de viagem. Assim, é possível encontrar a melhor rota e evitar atrasos.

Não fazer a checagem nas balanças também resulta em multas nas estradas no Brasil

Existem diversas balanças de pesagem ao longo das rodovias federais e estaduais que o motorista é obrigado a parar.

Essa é uma das maneiras da polícia controlar os veículos e evitar os caminhões com excesso de peso. O que muitos caminhoneiros não sabem é que existem diferenças nesse tipo de multa.

Há sanções para a evasão em si, mas também para motoristas que fogem, dificultam ou obstruem a fiscalização.

O ideal é sempre parar nesses pontos de fiscalização para evitar problemas. O que ocorre, muitas vezes, é que a parada passa despercebida pelo motorista.

Logo, o ideal é sempre fazer o roteiro do trajeto antes e já identificar os locais das balanças para evitar passar sem parar.

Problemas com documentação

Problemas de documentação também podem desencadear multas nas estradas no Brasil. Um dos problemas recorrentes são os motoristas que andam com a CNH vencida.

Mas, além disso, existem outros documentos que obrigatoriamente o caminhoneiro precisa ter no veículo para possíveis blitzes. São eles:

  • Documentação do veículo;
  • Nota Fiscal Eletrônica da carga;
  • Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais;
  • Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica;
  • Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, entre outros.

Além disso, dependendo da carga, se ela for de algum tipo especial, outros documentos podem ser exigidos. O ideal, para não ter problemas, é sempre verificar com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e com a ANTT qual a documentação necessária.

Agora que você já sabe quais são as principais situações que podem gerar multas nas estradas no Brasil, não deixe de compartilhar esse post para que outros colegas também possam ficar por dentro do assunto.