Busca de produtos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
.09
A NTC Associação Nacional de Transportes de Cargas e Logísticas registrou em 201...veja mais.
.09
Uma das maiores dificuldades para o profissional é manter o caminhão em perfeito...veja mais.
.07
Depois de muita discussão, muitas dúvidas e muitos questionamentos, o Denatran o...veja mais.
.07
Motoristas que utilizam as estradas durante o dia devem ficar atentos. A partir ...veja mais.
LIMITES DE CARGAS PARA CAMINHÕES (17/06/2016)


O mercado de frete é extremamente importante para os mais diversos mercados no Brasil e sabemos que o valor pago por esse tipo de serviço é diretamente proporcional à distância e ao peso da carga transportada. No entanto, alguns motoristas acabam abusando dos limites e ignoram os riscos e consequências que essa atitude pode gerar.  

Por essa razão, existem leis e diretrizes para regulamentar essa questão. Quem não as segue pode sofrer com multas e efeitos jurídicos. Quer entender um pouco mais sobre o tema e descobrir qual o limite de carga do seu caminhão? 
<



Por que existe o limite de carga?
Como qualquer um pode supor, não é fácil calcular o custo do quilômetro rodado por um caminhão. Por isso mesmo, muitos motoristas se confundem e acabam excedendo os limites.

Um veículo com excesso de carga pode comprometer severamente a eficácia do seu sistema de frenagem. Por outro lado, o carregamento excessivo também pode deixar o veículo mais lento e sem potência, o que chega a comprometer a segurança em ultrapassagens.

Além disso, as rodovias também sofrem com essa realidade: os pavimentos têm sua vida útil encurtada com a sobrecarga. Para que isso não ocorra, uma legislação específica foi criada.      

O que diz a lei sobre a carga pesada?

A lei estabelece uma pesagem máxima para os veículos de carga, a qual especificaremos adiante. Na pesagem, existe uma tolerância máxima de 5% sobre o limite do peso bruto total e de 10% sobre o limite de peso bruto transmitido por eixo às superfícies de vias públicas.

As penalidades são regidas pelo Código Brasileiro de Trânsito. O excesso de peso é avaliado como infração média, porém é acrescido à multa um valor extra a cada 200 kg ou fração em excesso.

Vale lembrar que a sobrecarga também é altamente prejudicial à vida útil dos caminhões, pois prejudica a integridade de peças e componentes mecânicos e estruturais. É importante cuidar bem do seu companheiro de viagens, pois sem excessos é possível ampliar essa parceria por muito mais anos. 

Tipos de caminhão e limite de carga

Cada tipo de veículo tem um limite de carga específico. Os de menor porte, como o veículo urbano de carga (VUC), tem capacidade circunscrita em três toneladas. O caminhão de eixo simples tem peso bruto de 16 toneladas e capacidade de carga de seis. Os caminhões pesados, com eixo duplo, podem ter mais carregamentos e é permitido que conduzam entre 10-14 toneladas: apresentam peso bruto máximo de 23 toneladas. Já as carretas são ainda mais fortes: a de dois eixos pode ter peso bruto máximo de 33 toneladas, a de três eixos pode ter 41,5 e a carreta cavalo trucado pode ter peso bruto máximo de 45 toneladas. Por fim, há o bitrem ou treminhão, com uma cominação que pode atingir sete eixos e o máximo de 57 toneladas de peso bruto, e o rodotrem, com o total de nove eixos e 74 toneladas de limite. 
Fonte: Blog Deva
Av. Antonio Ortega 3450 - Lote 3 - Setor K - Chácara do Pinhal - CEP: 13315-000
Cabreúva / SP (Sede Própria) - SAC +55 (11) 4529-1444 | Desenvolvido por FMS360
 
Siga-nos no Facebook:
Clique para fechar